Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 28 de Outubro
Print

Noticias de 28 de Outubro

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

Estados Unidos

  Os passageiros partiram vidros para tentar sair do interior das carruagens e acabaram por magoar-se nos esforços para escapar ao fumo, que invadiu a estação de Back Bay. Cinco deles foram assistido por inalação de fumo, dois deles no hospital.

 

 

O Presidente dos Estados Unidos comutou a pena de prisão de 98 pessoas, todas com condenações federais por tráfico de droga, atingindo o maior número concedido por um mandatário num ano, 688, anunciou hoje a Casa Branca. "Estas pessoas - muitas das quais cometeram erros em tenra idade - trabalharam de forma diligente para se reabilitarem durante o tempo de prisão", explicou Neil Eggleston, assessor presidencial, em comunicado. Eggleston precisou que, das 98 pessoas a que foi concedida clemência, 42 contavam com prisão perpétua, pelo que a notícia de hoje se reverte de "um significado especial", quando souberem que "poderão voltar para as suas famílias e comunidades". No entanto, nem todos serão libertados imediatamente, já que alguns deverão esperar até 2018 e outros deverão cumprir antes um programa de desintoxicação.

 

 

 

 

 

 

 

Há um ano, Marco Rubio sonhava ser o candidato republicano à Casa Branca. Hoje, está em risco de perder o lugar de senador da Florida para o democrata Patrick Murphy. A razão? Em grande parte o facto de Donald Trump - um milionário que ameaça expulsar todos os ilegais dos EUA, se vangloria de agarrar mulheres sem o seu consentimento e ameaça não reconhecer os resultados das eleições se perder - ser o candidato republicano às presidenciais americanas de 8 de novembro. Na Florida, Rubio é apenas um exemplo de uma tendência nacional - são vários os senadores republicanos em perigo de perderem o lugar nas próximas eleições. Um cenário que ameaça a maioria do partido (quatro dos cem lugares) na Câmara Alta do Congresso. Na Câmara dos Representantes, onde a vantagem republicana é bem maior (têm mais 60 lugares em 435), os republicanos devem conseguir manter a maioria, mas muito menor do que a que têm agora. No caso de Rubio, o problema parece ser a revolta do eleitorado latino. Filho de cubanos, seria de esperar que o senador atraísse esse voto. Mas os hispânicos, sobretudo os mais novos e mais liberais, parecem ter abandonado a fidelidade aos republicanos. Basta olhar para os números gerais no estado: 58% dos latinos dizem apoiar a democrata Hillary Clinton, apenas 28% apoiam Donald Trump, segundo uma sondagem Univision.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O ex-secretário de Estado norte-americano durante a primeira presidência do republicano George W. Bush, Colin Powell, anunciou na terça-feira que votará na candidata democrata Hillary Clinton nas eleições de 08 de novembro. Powell revelou o seu voto num discurso durante o almoço anual de outono do grupo empresarial Long Island Association, de Nova Iorque, segundo confirmou à CNN a sua assistente, Peggy Cifrino.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O que dizem as t-shirts das irmãs Annie e Ceci Cardelle? "Latinas contra Trump". Então porque estão as duas numa foto com o filho do candidato republicano? Aparentemente os problemas da campanha de Trump com os latinos passam também pelo desconhecimento da língua, segundo as duas jovens, que dizem ter sido chamadas para tirar a fotografia. É mais um pequeno embaraço para a campanha de Donald Trump, esta imagem do seu filho Eric sorridente com duas manifestantes contra o pai e uma pequena vitória para as duas irmãs, de ascendência cubana. As duas tinham ido à ação de campanha na Carolina do Norte, na sexta-feira, para protestar contra Donald Trump por causa das suas declarações sobre a imigração e os imigrantes. Annie Cardelle partilhou as imagens no Twitter revelando que ninguém percebeu o que dizia a t-shirt. "Embora tenhamos ficar surpresas por ninguém reparar, acho que é um sinal da falta de diversidade naquela campanha", disse a irmã Ceci a um jornal local.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

 

 

 

 

 

 

Sal - Mais de 150 estudantes do ensino Básico e Secundário, oriundos de famílias com poucos recursos financeiros, foram contempladas pela Câmara Municipal com material escolar. Trata-se de uma iniciativa que se enquadra na política de acção social da autarquia salense.Na vila da Palmeira foram entregues 40 kits que beneficiaram cerca de 22 agregados familiares. Em Santa Maria 60 estudantes, entre alunos do ensino básico e secundário, foram contemplados com material escolar. Por sua vez, na cidade dos Espargos foram entregues kits a 44 estudantes de 17 agregados familiares diferentes. Faltam ainda entregar 18 kits a estudantes do ensino secundário e 27 a alunos de ensino básico, cujas famílias beneficiárias já foram identificadas. O vereador da Acção Social da Câmara, Jucelino Cardoso, sublinhou que todos os anos a edilidade salense procura apoiar as famílias menos favorecidas na educação dos seus filhos, promovendo, assim, a igualdade no acesso ao ensino e o sucesso de estudantes carenciados.

 

 

 

 

 

 

Documentos sugerem que a exploração das Salinas de Pedra de Lume pelo grupo Stefanina é ilegal. Em cada ano um montante a rondar os 900 mil euros é arrecadado da bilheteira das Salinas de Pedra de Lume: são cerca de 500 visitantes diários daquele que é um dos mais importantes pontos turísticos do país, reserva natural e uma das Sete Maravilhas de Cabo Verde.As Salinas de Pedra de Lume, eleitas Património Histórico e Cultural de Cabo Verde e candidatas a Património da Unesco pela singularidade de se situarem dentro da cratera de um vulcão, não passam, na realidade, de património privado. A Turinvest Holding SA, cujo presidente do conselho de administração (PCA) é o conhecido empresário Andrea Stefanina, garante que detém todos os direitos legais de exploração das salinas e de vários outros terrenos que vão de Feijoal a Parda, na povoacão de Pedra de Lume. A verdade é que o Governo de Cabo Verde entregou, quase que de mão beijada, a um privado, a exploração de uma autêntica ‘mina de ouro’ que rende ao seu administrador perto de cem milhões de escudos cabo-verdianos em cada ano, mas sem que a comunidade envolvente e a ilha do Sal sejam beneficiadas com a mais ínfima percentagem desse montante. "Durante a época alta, que vai de Outubro a Abril, sabemos que mais de mil turistas visitam diariamente as Salinas, mas, se não quisermos ser demasiado pretensiosos, podemos dizer que são certamente mais de 300 visitantes por dia. Ora, feitas as contas são 1500 euros no final do dia, 45 mil euros no fim do mês e 540 mil euros por ano".

 

 

 

Fogo - O Governo, através do Ministério da Agricultura e Ambiente, celebrou, em Chã das Caldeiras, com Cabildo de Tenerife, um protocolo que permite a reconstrução da adega e desenvolver outras actividades ligadas à vitivinicultura.O Cabildo de Tenerife compromete-se a disponibilizar o projecto para a edificar a nova adega, acessória e assistência técnica, cabendo ao Governo assegurar o financiamento, cujo montante ronda os 80 mil contos cabo-verdianos. Ao Cabildo cabe indicar a equipa para realizar os trabalhos de colaboração técnica do projecto e os estudo de viabilidade económica das novas instalações, de acordo com o plano de necessidades estabelecidas pela parte cabo-verdiana. Vai ainda elaborar o projecto de execução de obras, dirigir e acompanhar a construção das instalações, e posterior supervisão no seu funcionamento. O acordo prevê que o Cabildo de Tenerife disponibilize um contributo financeiro no valor de mais de três mil contos (27.400 euros, em forma de subsídio em espécies para contratar técnicos para elaborar os estudos e o projecto da adega. Jé o Ministério da Agricultura terá de disponibilizar o terreno para a construção dessa infra-estrutura, o financiamento global no valor de 80 mil contos, designar os responsáveis locais para fazer acompanhamento dos trabalhos, garantir assistência técnica e administrativa à equipa de Tenerife, de entre outras acções.

 

 

 

S. Vicente - Um violento acidente com duas motos, ocorrido por volta das 7h45 desta sexta-feira, 28, na estrada de São Pedro, próximo às instalações da Vivo Energy na Galé, resultou em três mortos. De acordo com informações recolhidas no local, as vítimas são três indivíduos que seguiam para o trabalho.As autoridades estão a tentar perceber como foi que as duas motas conseguiram embater-se com enorme violência, numa estrada larga e com boa visibilidade. A violência do embate destruiu uma das motos e deixou a outra com enormes estragos.

 

 

 

Na madrugada de quarta-feira a chuva voltou a falar mantenha em quase todas as ilhas do arquipélago. Chegou primeiro nas ilhas do sul, mais precisamente em Santiago, Fogo e Brava. A noite já ia adiantada quando caíram as primeiras precipitações em São Vicente. Em São Nicolau choveu bastante durante o dia, assim como na ilha do Sal. Em fim, o país amanheceu fresco e alegre, renovando as esperanças. Há muito que os agricultores clamavam por mais chuva.Esta era uma precipitação anunciada pelo Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica (INMG) e prolongou-se até sexta-feira, com maior ou menor intensidade.

 

 

 

Cabo Verde, através dos Ministérios da Economia e Emprego e da Agricultura, quer aumentar a competitividade da cadeia de valor do queijo de cabra para melhorar as condições de vida dos pequenos criadores e produtores e promover o desenvolvimento local inclusivo e sustentável. O projecto está orçado em cerca de 30 mil contos (270.000 Euros), e é financiado pela União Europeia. Com este propósito, o Governo realizou terça-feira, as primeiras assembleias "Cluster do Queijo de Cabra" nas ilhas-piloto do Fogo e da Boa Vista. O encontro aconteceu na sala de conferências do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) na ilha do Vulcão. A segunda assembleia teve lugar no dia 28, na sala de conferências da Sociedade de Desenvolvimento Turístico Integrado das Ilhas de Boa Vista e Maio (SDTIBM). Com uma duração de dois anos, o projecto contempla duas fases: a primeira fase de diagnóstico onde serão elaborados três produtos principais – diagnóstico, visão de futuro e plano de acção do cluster -, que irá ocorrer até Janeiro 2017. A segunda fase terá lugar de Janeiro de 2017 a Maio de 2018 passará pelo apoio à implementação do plano de acção com medidas especificas na área da qualidade, investimentos em equipamentos, marketing e gestão do negócio, que contribuem para melhoria da competitividade dos operadores envolvidos nesta iniciativa.

 

 

 

Os Governos de Cabo Verde e do Japão assinaram, esta segunda-feira, 24, um acordo para troca de notas, visando a concessão de uma assistência alimentar no valor de 180 milhões de ienes (aproximadamente 174 milhões de escudos) ao nosso país, referente ao novo ano fiscal japonês. Esta ajuda é referente à Cooperação Financeira não-reembolsável nipónica. Esta assistência vai ter repercussão positiva a vários níveis. Entre eles, na segurança alimentar, no apoio à balança de pagamentos e na criação de emprego, através dos fundos de contrapartida que financiam projectos no sector agrícola, em prol das camadas desfavorecidas, contribuindo para reduzir a pobreza no meio rural, diz o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Comunidades em comunicado. Recorda-se que o Japão e Cabo Verde mantêm-se laços históricos de cooperação desde os primórdios da Independência Nacional, que vêm sendo fortalecidos ao longo dos últimos anos. Para além da Assistência Alimentar, o Japão tem disponibilizado outras ajudas não reembolsáveis, para os sectores de agricultura, pescas, telecomunicações, desporto, exploração e abastecimento de água, saúde, formação de quadros, transportes e infra-estruturas, que visam sobretudo, o combate à exclusão social e a redução da pobreza. A parte cabo-verdiana será representada pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, e o Governo japonês pelo embaixador no nosso país Takashi Kitahara.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A ex-ministra das Finanças, Cristina Duarte, foi escolhida para integrar o grupo técnico de especialistas que vão trabalhar no processo de reforma da União Africana (UA). O nome de Cristina Duarte foi proposto pelo Presidente do Ruanda Paul Kagame, que durante a 27ª Cimeira da União, realizado em Kigali, no mês de Julho, foi designado para presidir a Comissão de Reforma da UA. Formada em Economia pela Universidade Técnica de Lisboa, Cristina Duarte goza de um prestigiado currículo a nível da Economia e Finanças. Em 2014 foi inclusive nomeada pela revista Financial Afrik como uma das 100 personalidades mais influentes de África, tendo até sido a primeira mulher a candidatar-se à presidência do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD). Segundo um comunicado da Organização, citado pelo jornal New Ttimes do Ruanda, o objectivo é transformar a União Africana numa instituição mais eficaz e auto-suficiente até 2018. A equipa de Paul Kagame é composto por cinco homens e quatro mulheres, com experiência comprovada nas mais diversas áreas e sectores público e privado dos seus países.

 

 

 

 

 

 

 

Thomas Cook Airlines vai fazer viagens da cidade de Birmingham, Inglaterra, para Cabo Verde a partir do Inverno de 2017. Esta nova rota estará a venda a partir de hoje, quinta-feira, 27. O anunciou foi feito na na travelmole.com/news. Este diz ainda que a companhia vai iniciar voos a 15 de Dezembro, a partir do aeroporto de Londres - Gatwick - e pretende alongar a rota durante o próximo inverno.William Pearson, director de aviação do aeroporto de Birmingham, disse que Cabo Verde está crescendo em popularidade para os amantes do sol e para os que querem fazer férias nesta bela ilha ao largo da costa da África Ocidental. Neste sentido, este novo serviço é uma adição bem-vinda para o programa de Inverno. Outros voos de Birmingham para Cabo Verde serão executados a partir de 2 de Novembro de 2017 até 26 de Abril de 2018. Thomas Cook também irá operar voos de Cabo Verde durante todo o ano, tanto de Manchester e Gatwick onde antes havia somente voos sazonal. Estes voos eram operados por transportadoras parceiras mas, no futuro, estarão a cargo da Thomas Cook.