Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 29 de Julho
Print

Noticias de 29 de Julho

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

Estados Unidos

Terminou ontem à noite em Filadélfia a convenção do pratido democrta onde a ex-secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton aceitou a nomeação como candidata presidencial pelo Partido Democrata, tornando-se na primeira mulher a ser nomeada candidata à Casa Branca. "É com humildade, determinação e uma confiança sem limites na promessa da América que eu aceito a vossa nomeação para a Presidência dos Estados Unidos", disse a antiga primeira-dama sob aplauso dos participantes convenção nacional do Partido Democrata, em Filadélfia.

 

 

 

A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, prometeu que, se ganhar as eleições de 08 de novembro, será a Presidente de "todos" os norte-americanos, dos que votem nela e dos que não o façam. "Levarei todas as vossas histórias e a vocês comigo para a Casa Branca", disse em Filadélfia. A ex-secretária de Estado norte-americana dirigiu-se também ao candidato republicano à presidência, acusando-o de pintar um quadro negro da sociedade norte-americana e de querer semear a divisão. "Donald Trump quer dividir-nos do resto do mundo, e entre nós", disse a candidata democrata. "Nós não vamos construir um muro. Em vez disso vamos construir uma economia na qual todos os que querem ter um emprego bem pago possam encontrar um", salientou. Hillary Clinton reconheceu que os norte-americanos têm o direito a estarem furiosos por a economia "ainda não" estar a trabalhar para todos.

 

Entre os varios oradores da convenção, relaça-se a primeira-dama Michelle Obama, que disse na segunda-feira que Hillary Clinton é a única candidata à Casa Branca qualificada para ser Presidente dos Estados Unidos. "Nestas eleições, eu estou com ela", vincou Michelle Obama, num discurso muito aplaudido. "Por causa de Hillary, as minhas filhas e todos os nossos filhos e filhas dão agora por garantido que uma mulher pode ser Presidente dos Estados Unidos", acrescentou. norte-americanos não devem tornar-se cínicos por causa da retórica da campanha presidencial deste ano, acrescentou. "De agora a novembro (...) temos de derramar a última gota da nossa paixão e da nossa força por este país para eleger Hilllary Clinton", afirmou. Michelle Obama referiu-se a Clinton, que foi secretária de Estado de Barack Obama, como uma pessoa competente, "constante", "ponderada" e "bem informada".

 

Também o senador norte-americano Bernie Sanders disse na segunda-feira que a sua rival nas primárias do Partido Democrata, Hillary Clinton, tem de ser eleita Presidente dos EUA e garantiu sentir-se "orgulhoso" de estar a seu lado. Para Sanders, os EUA precisam de uma liderança capaz de unir os norte-americanos e não do "divisionismo" de Donald Trump, conforme disse numa intervenção no primeiro dia da convenção nacional do Partido Democrata que vai nomear Hillary Clinton como candidata à Casa Branca.

 

Por sua vez, o Presidente Barack Obama, disse que "nenhum muro travará" o sonho americano e apelou ao voto em Hillary Clinton, que é "respeitada no mundo todo", nas eleições para a Casa Branca deste ano. Falando na convenção nacional do Partido Democrata, que nomeou Clinton candidata à Presidência dos EUA, Obama disse que "nenhum muro travará" o sonho americano, numa referência ao candidato do Partido Republicano, Donal Trump, que defende a construção de um muro na fronteira com o México. Obama criticou a exploração do medo por parte de Trump e vincou que "a democracia não funciona" se as pessoas começam a "demonizar-se umas às outras".

 

Acusando os republicanos de alimentarem o "ressentimento, a culpa, a raiva e o ódio", Obama sublinhou que os Estados Unidos já são um país "grande" e "forte", porque a grandeza e a força do país "não dependem" de Donald Trump. "[Trump] só propõe 'slogans', propõe medo", disse Obama, que afirmou estar "mais otimista do que nunca" em relação ao futuro dos Estados Unidos. "Alguém acredita realmente que um homem que passou os seus 70 anos neste mundo sem mostrar qualquer consideração com as pessoas que trabalham vai de repente ser o vosso campeão?", questionou. Sobre Hillary Clinton, o Presidente norte-americano voltou a considerar que nenhum outro candidato à Casa Branca na história do país, nem ele mesmo, estava mais "qualificado" do que a ex-secretária de Estado para ocupar o cargo.

 

 

 

Outras notícias:

 

Dois agentes da polícia de San Diego, nos EUA, foram baleados na noite de quinta-feira, revelaram as autoridades através do Twitter, acrescentando que um suspeito do tiroteio já foi detido. Um dos agentes acabou por morrer e o outro está hospitalizado e em cirurgia. Em conferência de imprensa, a chefe da polícia de San Diego, Shelley Zimmerman, revelou que os dois agentes faziam uma 'operação stop' e que os disparos foram registados pouco antes das onze da noite, hora local - menos oito horas do que em Portugal. Não se sabe por que razão foram alvejados. Segundo Zimmerman, ambos os polícias faziam parte da unidade de elite contra gangues. A polícia de San Diego revelou ainda no Twitter que está a tentar localizar um segundo suspeito, pedindo aos residentes para que se mantenham em casa e evitem a área de Southcrest.

 

 

Pelo menos duas pessoas morreram num tiroteio numa discoteca de Fort Myers, no estado norte-americano da Florida, e várias foram atingidas pelos disparos. Em comunicado, a polícia revelou que entre 14 a 16 pessoas ficaram feridas. Desconhece-se, até ao momento, o motivo do ataque e o número de atiradores. Testemunhas no local deram conta de uma discussão que terá acontecido no exterior da discoteca pouco antes de começarem os disparos, revela o The Guardian. Na discoteca, o Club Blu, decorria uma festa de adolescentes. O tiroteio terá acontecido precisamente no parque de estacionamento: a polícia adiantou que as vítimas foram encontradas no exterior. No local, indica a CNN, as autoridades assinalaram as marcas de pelo menos 36 disparos. Segundo a imprensa local, pelo menos três pessoas já foram detidas e estão a ser interrogadas pelas autoridades. O capitão Jim Mulligan, da polícia de Fort Myers, não revelou se há outros suspeitos ainda em fuga. Além dos disparos no Club Blu, houve outros dois episódios de violência relacionados com o primeiro tiroteio: de acordo com a ABC News, a polícia de Fort Myers terá respondido, no total, a três chamadas alertando para disparos na madrugada de segunda-feira. Houve um segundo tiroteio, com um ferido a registar, a cerca de 800 metros da discoteca - uma casa e um veículo terão sido atingidos pelas balas.

 

 

 

 

Em Boston, uma criança de 7 anos morreu afogada no mar perto de um centro comunitário. A criança, que participava num programa de verão organizado pelo departamento de de jovens e famílias do cidade, desapareceu sem explicações do grupo que brincava na praia e o desaparecimento só foi comunicado aos responsáveis do programa cerca de 45 minutos depois. O corpo foi encontrado a cerca de 20 metros da praia 5 horas mais tarde. As investigações continuam.

 

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

Uma criança morreu devido à vaga de calor que, nos últimos dias, tem assolado os EUA. O menino de três anos perdeu a vida depois de ter sido deixado sozinho pelos pais no interior de um veículo. Tudo ocorreu no último domingo na cidade de Dallas, no estado do Texas. De acordo com a CNN, a vítima ficou "abandonada" num parque de estacionamento enquanto os pais estavam numa missa. Já no interior da igreja de Rehobot, o casal apercebeu-se da ausência do filho e foi à procura dele. O cadáver foi encontrado pelo pai minutos depois. As autoridades policiais já se encontram no terreno a investigar as causas que estiveram na origem desta morte, anunciou o porta-voz da polícia de Houston, Kese Smith. O casal tem mais quatro filhos. Desde o início do ano, 21 crianças já perderam as vidas depois de terem sido deixadas sozinhas em carros. De 1998 até 2016, mais de 660 morreram, detalha a CNN.

 

 

Albertino Emanuel "Titota" Lopes da Graça é candidato a Presidente da República de Cabo Verde, no pleito marcado para 2 de Outubro deste ano. Esta confirmação é do núcleo de apoio à candidatura do professor e actual reitor da Universidade do Mindelo, que está a preparar o processo a ser apresentada no Tribunal no dia 3 de Agosto. Este projecto político é motivado por ideais de um maior equilíbrio nas ilhas do arquipélago e na vontade de trabalhar para a igualdade social e justiça, dizem os seus apoiantes. Conforme adiantou ao asemanaonlineEmanuel Spencer, intergrante do Núcleo de Apoio, a candidatura de Albertino Graça à chefia do Estado segue em frente. "O candidato já vinha abordando alguns amigos, a pedir opiniões e apoios sobre a sua intenção de concorrer ao cargo de mais alto magistrado da Nação. Ele é um cidadão encorajado por este grupo de amigos, que tomou forma, e vai mesmo candidatar-se ao cargo," garante. Com a confirmação desta candidatura, eleva-se para três o número de concorrentes ao cargo de Presidente da República. Além do actual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, há ainda o combatente Joaquim Jaime Monteiro, primeiro a anunciar, pela segunda vez, a sua candidatura. Aguarda-se se haverá outros candidatáveis ao Palácio de Plateau.

 

A proposta de lei relativa ao Orçamento de Estado para o ano económico de 2016 foi aprovada com 36 votos a favor da Bancada Parlamentar do MpD. Contou, entretanto, com 25 votos contra da bancada do PAICV e duas abstenções da UICD. No acto de justificação de voto, o deputado do MpD Miguel Monteiro defendeu que o OE para 2016 é o início das realizações dos compromissos de campanha do MpD para com o povo cabo-verdiano. Por seu turno, o deputado do PAICV José Maria Veiga disse que o seu partido votou contra o diploma porque o MpD e o seu Governo enganaram os cabo-verdianos. Já a UCID absteve-se, dando, segundo o deputado João Luís, o benefício da dúvida ao Governo.

 

 

A empresa Sicor, filial de São Vicente, expande-se com a inauguração da sua unidade industrial, com uma área de 370 metros quadrados, na zona de Campinho. O novo edifício vai albergar os escritórios e um espaço de exposição e venda de madeira, pavimentos, revestimentos sanitários, de entre outros materiais de construção. Mas a grande novidade é a presença, no local e em permanência, de um arquitecto para apoiar e aconselhar a clientela na escolha dos produtos.O sócio-gerente Orlando Pires explicou ao Cifrão que é estratégia da empresa manter um diálogo constante com os clientes, por forma a atender as suas reais necessidades. "Estamos a apostar em manter um diálogo entre a Sicor e os consumidores, sem intermediário. Antes revendíamos os nossos produtos às distribuidoras e não conhecíamos as reais demandas dos nossos clientes", explica. Com esta nova abordagem, Orlando Pires acredita que a empresa poderá aproveitar as vantagens de utilizar os produtos Sicor, que por si só inspiram confiança e, com isso, continuar a crescer e a expandir. Para isso, a empresa, que até agora trabalhava apenas com derivados de madeiras, acessórios de carpintaria e ferragens, resolveu alargar os seus horizontes para três novas áreas: pavimentação e revestimento, sanitários e canalizações.

 

 

O avião Dornier da Guarda Costeira e o navio Praia d’Aguada passam a assegurar a ligação mais regular entre Praia e Maio. O anúncio foi feito pelo governo através do ministro da Economia e Emprego, que concluiu, no último fim-de-semana, uma vista à ilha do Porto Inglês.José Gonçalves informou aos operadores locais que foi decidido que seja colocado o avião Dornier da Guarda Costeira para efectuar uma ligação semanal entre Praia e Maio – vai ser todas as quartas- feiras. Isto logo depois desse aparelho das Forças Armadas regressar da manutenção de fundo, que está a ser submetida no exterior. O governante também garantiu aos que já foi equacionada a problemática ligação marítima entre Santiago e Maio. O Ministro assegurou que, dentro em breve, o navio Praia D’Águada vai estar na rota entre as duas ilhas. Asseverou que para rentabilizar esta ligação falta solucionar um problema com o guindaste daquele que é considerado o melhor navio de carga e de passageiro de Cabo Verde.

 

 

 

Caso de curiosidade

 

 

Um homem de 68 anos foi apanhado em propriedade privada, num celeiro, a fazer sexo com uma vaca. O incidente deu-se em Fair Grove, no estado norte-americano do Missouri e Darrell Helton está acusado de atos inapropriados com um animal. De acordo com o relatório policial, a dona da quinta onde estava o animal reparou num carro estacionado à porta do seu celeiro, que estava de porta aberta. Entrou e encontrou o intruso, completamente nu, em pleno ato. À polícia, o homem contou que apanhou a vaca num pasto e levou-a para o celeiro para consumar o ato. Fonte policial adianta que esta é a segunda vez que o homem invade aquela quinta para fazer sexo com uma vaca. O homem não foi detido, mas aguarda julgamento e pode apanhar uma pena de prisão de até um ano.

 

Announcement:

 

Tavares dance party coming to Boston City Hall Plaza august 3 - R&B, funk, and soul music legends Tavares return to the Dorothy Curran Wednesday Night Concert Series on City Hall Plaza on August 3 at 7 p.m. The series is presented by Mayor Martin J. Walsh, the Mayor’s Office of Tourism, Sports, and Entertainment, and the Boston Parks and Recreation Department in partnership with title sponsor Bank of America. Additional support is provided by media sponsor the Boston Herald and Polar Beverages.

 

 

Hailing from New Bedford, the Tavares brothers - Arthur ("Pooch"), Antone ("Chubby"), Feliciano ("Butch"), and Perry Lee ("Tiny") - grew up in a close-knit and musical household of ten children. In 1964 they made their first professional appearance at the Blue Flame in Onset and as they continued to perform in small clubs in the New Bedford-Boston-New York area both their reputation and their audience grew. Their first album "Check It Out" lodged in the R&B Top 20, hit the pop charts, and contained the group’s first hit single in its title track. This began a run of gold and platinum albums and singles including their hit "Heaven Must Be Missing An Angel" and their appearance on the "Saturday Night Fever" soundtrack with "More Than a Woman." Tavares will be performing these and other classics on the City Hall Plaza stage August 3. Now celebrating 44 years as Boston’s longest-running free outdoor concert series, these performances bring four summer nights of great entertainment to this unique venue located in the heart of Boston. City Hall Plaza favorite Stardust returns on August 10 for Disco Night featuring classic dance floor and pop hits and the series closes August 24 with the classic Philly soul of Harold Melvin’s Blue Notes.