Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 17 de Junho
Print

Noticias de 17 de Junho

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

 

Estados Unidos

 

Ainda sobre o massacre de Orlando, Florida:

Depois de uma troca de tiros com um segurança, fez reféns as 350 pessoas no interior. Matou 50 e feriu outras 53 antes de a equipa SWAT entrar no edifício e o abater. Um balanço que faz deste o pior tiroteio de sempre nos EUA e a confirmar-se a ligação terrorista, o atentado mais mortífero depois do 11 de Setembro 2001. Mas afinal quem era o atirador de Orlando e o que o levou a agir? Omar Mateen tinha 29 anos, nascera em Nova Iorque e era filho de imigrantes afegãos. Vinte minutos após o início do ataque, terá ligado para o 911 (o número de emergência americano) a jurar fidelidade ao ISIS, o grupo islamita também conhecido como Estado Islâmico que controla parte do território da Síria e Iraque e se notabilizou pelos ataques no Ocidente, como o que fez 130 mortos em Paris em novembro de 2015. Ao fim da tarde, a Amaq, agência de notícias do ISIS veio reivindicar a autoria do ataque na Florida, confirmando que foi realizado por um "combatente do Estado Islâmico".

 

 

 

Barack Obama prestou homenagem aos 49 mortos "inocentes", quatro dias depois do tiroteio numa discoteca homossexual de Orlando, evocando a dor "indescritível" das famílias. "Estas famílias são parte da família americana (...) Os nossos corações também estão partidos", declarou Obama. Pouco depois de se reunir com as famílias das vítimas, Obama pediu aos membros do Congresso para se mostrarem "à altura" e votarem enquadramentos mais rigorosos para a venda de armas. O presidente norte-americano afirmou que o debate sobre as armas de fogo nos Estados Unidos "tem de mudar".

 

 

 

 

 

 

 

A polícia de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, informou que o homem armado, detido no domingo, disse que pretendia "causar estragos" durante a marcha do orgulho 'gay'. Esta detenção ocorreu no mesmo dia do ataque de Orlando (sudeste), o pior dos Estados Unidos desde os ataques de 11 de setembro, no qual foram mortas 50 pessoas e 53 ficaram feridas numa discoteca 'gay'. James Howell, oriundo do estado do Indiana (norte), "disse a um agente policial, durante a detenção, que pretendia causar estragos durante a Gay Pride", escreveu na rede social Twitter a chefe da polícia de Santa Monica Jacqueline Seabrooks. Seabrooks acrescentou não existir "qualquer ligação conhecida com os acontecimentos" em Orlando.

 

 

 

 

 

 

António Cardoso,61 anos, estrangulou na ultima terça-feira, a sua companheira, Rosa Gonçalves (Rosinha), de 53 anos, na cidade americana de Brockton, no estado de Massachusetts. Depois de matar a companheira, Cardoso suicidou-se, de acordo com a investigação inicial das autoridades locais. O casal é natural da ilha do Fogo.A investigação preliminar revela que Cardoso assassinou Rosinha na última terça-feira e depois enforcou em uma outra sala. Entretanto, os corpos foram encontrados na tarde de quarta-feira pelo proprietário da casa onde moravam. Segundo autoridades policiais, não havia sinais de que uma arma foi usada. As informações recolhidas mostram que o ciúmes do marido estará na origem desta tragédia, que abalou cidade americana de Brockton e a ilha do Fogo.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um menino de dois anos foi esta semana arrastado para a água por um jacaré junto de um complexo hoteleiro da Disney, na Florida, e o corpo foi encontrado um dia depois. Em comunicado, o gabinete do xerife do condado de Orange, que abrange a cidade de Orlando, disse que agentes foram destacados para o terreno e água da Lagoa dos Sete Mares, onde o animal levou a criança. O incidente ocorreu no Grand Floridian Resort & Spa da Disney World, numa altura em que a zona da lagoa estava interdita. Embora os jacarés sejam comuns nas águas pantanosas da Florida, este tipo de incidente não é habitual.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

 

 

 

 

 

 

As eleições presidenciais estão marcadas para o dia 2 de outubro próximo. A notícia foi avançada pelo Presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca.Após uma longa jornada de auscultação, o Chefe de Estado anunciou que, conforme manda a lei, as eleições para escolher o novo Presidente da Republica acontecem a 2 de outubro próximo. Jorge Carlos Fonseca enfatizou que houve "quase unanimidade" entre os Conselheiros da República, os representantes dos partidos políticos, a Comissão Nacional de Eleições e as entidades da sociedade civil, no sentido de se estabelecer um "certo afastamento" entre as eleições para os órgãos municipais, marcadas para o dia 4 de Setembro, e as para o mais Alto Magistrado da Nação.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O primeiro-Ministro, Ulisses Correia e Silva, recebeu a visita de cortesia do embaixador norte-americano em Cabo Verde, Donald Heflin. À saída, o embaixador garantiu que Cabo Verde continuará a contar com o apoio dos Estados Unidos no domínio da segurança, principalmente marítima.O embaixador dos EUA em Cabo Verde, Donald Heflin, foi esta segunda-feira, 13, recebido pelo Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva. Este deixou garantias da continuação do apoio dos EUA a Cabo Verde nos diversos sectores. À cabeça está a segurança, principalmente no domínio marítimo. Vai igualmente garantir o reforço da capacidade de resposta da polícia para áreas como a lavagem de capital. Outros dossiers como a economia e a promoção de Cabo Verde como um país "estável, democrático e próspero" estiveram igualmente, segundo o embaixador dos EUA, em cima da mesa na reunião que durou cerca de meia hora. Heflin lembrou ainda a importância do bom relacionamento entre os dois países, dado os laços reforçados pela grande comunidade cabo-verdiana naquele país.

 

 

 

 

 

 

 

O Primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, inicia esta quinta-feira, 16, uma visita de quatro dias a Portugal, com foco nas relações bilaterais e multilaterais no quadro da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e as relações económicas e comerciais, designadamente o acesso aos mercados de Comunidade Económica dos Estados da Africa Ocidental (Cedeao).Trata-se da primeira visita oficial do chefe do Governo a um país estrangeiro. Ulisses Correia e Silva responde a um convite do seu homólogo português António Costa, que também efectuou a primeira visita oficial fora da Europa a Cabo Verde.

 

 

 

O Primeiro-Ministro, José Ulisses Correia e Silva, presidiu na terça-feira, 14, a cerimónia de posse do novo Director da Policia Nacional, Emanuel Estaline Moreno, no Salão de Banquetes do Palácio do Governo.O Superintendente Estaline, que exercia as funções de director dos Serviços de Emigração e Fronteiras, substituiu no cargo de director nacional da Polícia Nacional João Domingos de Pina, que vai para a reforma. Antes de liderar o SEF Emanuel Estaline Moreno comandou a Direcção de Comunicação da Polícia Nacional. Os dois directores adjuntos de Emanuel Estaline poderão ser os superintendentes Daniel de Pina (área operacional) e Tito Cardoso Barros (área administrativo-financeira).

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Grupo RIU sediado em Gibraltar vai construir mais dois hotéis, de 500 quartos cada, na ilha da Boa Vista – um deles será de cinco estrelas. Os projectos encontram-se já na fase de elaboração, mas o grupo já agendou para 2017 e 2018 a inauguração destes dois grandes empreendimentos turísticos. Os novos hotéis vão ser erguidos na Zona de Desenvolvimento Turístico Integrado (ZDTI) da Praia de Chaves, ao lado de outro empreendimento do Grupo conhecido por Riu Karamboa. Os projectos deverão ser apresentados à Sociedade de Desenvolvimento Turístico da Boa Vista e Maio (SDTBM) em breve e as obras arrancarão nas próximas semanas. Estas informações foram transmitidas ao primeiro-ministro através da proprietária do grupo, Cármen Riu. A Ulisses Correia e Silva foi garantido que o grupo já adquiriu os terrenos na Boa Vista para construir os dois empreendimentos. Cármen tinha já transmitido ao chefe de Estado Jorge Carlos Fonseca a intenção do Riu em reestruturar os dois primeiros hotéis já construídos no Sal – um deles será elevado à categoria de cinco-estrelas. Segundo Cármen Riu, com a realização destes novos investimentos o Grupo Riu perspectiva duplicar o número de trabalhadores que actualmente emprega: conta com 1800 colaboradores nas ilhas do Sal e da Boa Vista. Importa referir que a expansão do Riu Tuareg, um outro empreendimento do grupo, localizado na Praia de Santa Mónica, será inaugurada em Novembro deste ano. Para os investidores, estas obras vão permitir ao hotel aumentar a sua capacidade de acolhimento de 880 para 1150 quartos. São mais 270 quartos a serem construídos nesta fase, que terá ainda uma terceira etapa, isto tendo em conta que o projecto inicial previa a construção de um hotel com 2 mil quartos. Cármen Riu mostra-se, no entanto, preocupada com alguns problemas existentes na ilha das dunas. São os casos de insuficiência no fornecimento da energia eléctrica, a incapacidade do aeroporto Aristides Pereira em acolher mais voos nocturnos e as barracas que proliferam na Boa Vista.

 

 

 

 

 

 

 

O Embaixador da União Europeia em Cabo Verde, José Manuel Pinto Teixeira, esteve presente no lançamento oficial do do projecto "Fogo, Água, Terra e Ar – FATA na última terça, na Cidade de Igreja (Mosteiros).FATA que se destina a melhorar a rentabilidade das empresas turísticas e aumentar a criação de novos postos de trabalho, vai custar em torno de 63 mil contos. A expectativa é que venha a melhorar o turismo em termos de qualidade e sustentabilidade e contribuir para o desenvolvimento do ecoturismo sustentável da Ilha do Fogo. Carlos Fernandinho Teixeira, presidente da Câmara dos Mosteiros, apresentou o papel da cooperação internacional na promoção do território e da participação das comunidades locais. Presidente da Associação dos Guias de Chã das Caldeiras, Mustafa Eren, versou sobre o impacto dos projectos de Cooperação nas novas competências dos agentes locais da promoção. O projecto tem como promotores a Câmara Municipal dos Mosteiros, a ONG italiana COSPE, a Associação dos Guias Turísticos de Chã das Caldeiras, Parque Natural do Fogo e a região italiana de Veneto e será executado em 36 meses. Foi seleccionado no quadro do convite da União Europeia para se apresentar propostas sobre "Preservação e melhoria do património social, cultural e ambiental como factor de diversificação e desenvolvimento do turismo sustentável e solidário em Cabo Verde" para o ano de 2015.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma criança de cinco anos, do sexo feminino, foi abusada sexualmente de forma bárbara, na noite desta quarta-feira,15, em Ponta do Sol, Ribeira Grande Santo Antão. A vítima está em estado grave e será evacuada ainda hoje, para o Hospital Baptista de Sousa em São Vicente. A vítima, que completou cinco anos por estes dias, estava em casa, quando alguém lhe deu dinheiro, por volta das 23 horas, para ir comprar "drops". No caminho, a menor foi agredida sexualmente de forma bárbara, tendo ficado com ferimentos graves na região genital. Fontes deste online contam que a menina conhece o agressor, mas não sabe o seu nome. A criança descreveu-o como sendo um homem branco de cabelo curto. É mais um caso que está a chocar as pessoas daquela zona piscatória que, por coincidência, realizaram hoje uma manifestação contra abuso sexual de menores. A Policia deteve esta quinta-feira, 16, um individuo, suspeito de abusar sexualmente da menor. O principal suspeito é de Chã de Igreja e vive há muito tempo em Ponta do Sol. O homem é pescador e é próximo da família da vítima.

 

 

 

 

 

 

 

A XII feira agro-pecuária, que acontece anualmente no recinto 5 de Julho na cidade do Porto Novo, Santo Antão, arrancou quinta-feira à noite com 70 expositores nos três concelhos da ilha. A vereadora do pelouro social da autarquia portonovense, Ana Paula Santos, garante que tudo está à postos para o início da feira que, nesta edição, conta com a exposição de trabalhos de 20 artesões. Os restantes feirantes são da área da agricultura e pecuária. Serviços como o Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR), a Agência de Desenvolvimento Empresarial e Inovação (ADEI) e Áreas Protegidas também marcam presença no evento. Aquela responsável avança que, devido a grande procura, ao contrário do ano anterior que também participaram 72 expositores de Santo Antão, São Vicente e São Nicolau, a feira deste ano ficou limitada aos da ilha das Montanhas para que possam aproveitar esses três dias para comercializar os seus produtos.