Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 22 de Abril
Print

Noticias de 22 de Abril

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

Estados Unidos

Hillary Clinton venceu na terça-feira as primárias democratas no estado de Nova Iorque, aproximando-se da nomeação como candidata do seu partido nas eleições presidenciais norte-americanas. Clinton conseguiu 60,5% dos votos contra os 39,5% de Sanders, segundo estimativas da CNN.


As autoridades dos Estados Unidos anunciaram na quarta-feira a descoberta de um túnel entre San Diego, na Califórnia, EUA, e Tijuana, no México. O túnel servia para tráfico de droga e uma das entradas, no lado norte-americano, estaria coberta com um contentor do lixo, segundo o The Guardian. De acordo com as autoridades, o túnel - com 800 metros de comprimento e apenas um metro de largura - estava equipado com um sistema de carris para facilitar o transporte das mercadorias, tinha iluminação e ventilação. Ligava uma casa em Tijuana a um terreno em San Diego, onde alegadamente funcionava uma empresa de paletes de madeira. A entrada em Tijuana fazia-se a partir de uma casa, onde fora instalado um elevador - dentro de um armário - que descia para a passagem subterrânea. Já do lado norte-americano, a entrada estava disfarçada com um contentor do lixo.

 

 

 

 

Um menino de dois anos morreu na quarta-feira em Indianápolis (Indiana, EUA) ao disparar contra si mesmo com uma arma de fogo, informou a polícia. O acidente aconteceu numa casa a onde os agentes se deslocaram após receberem uma chamada de emergência. Os bombeiros também acorreram ao local, onde tentaram reanimar sem sucesso a criança, que ainda se encontrava viva quando chegaram. O menino foi transportado em estado crítico ao hospital infantil de Riley da Universidade de Indiana, onde morreu. A polícia informou que a criança disparou contra si própria com uma arma, mas desconhece-se ainda de que tipo de arma de tratava e as circunstâncias do acidente, se estava sozinha ou acompanhada e a quem pertencia a arma.

 

 

 

Foi preciso passar mais de um século até os Estados Unidos da América decidirem consagrar definitivamente a face principal de uma nota a uma figura feminina, e a escolhida foi anunciada quarta-feira pelo Departamento do Tesouro: é Harriet Tubman, afro-americana, ativista anti-esclavagismo, abolicionista e sufragista, que irá substituir a face de Andrew Jackson, o sétimo presidente dos EUA. "Quando anunciei, em junho passado, que uma mulher iria figurar na nova nota de dez dólares, esperava encorajar um debate nacional sobre mulheres na nossa democracia. A resposta foi poderosa", revelou em comunicado o secretário do Tesouro dos EUA, Jack Lew. "A decisão de pôr Harriet Tubman na nova nota de 20 dólares foi tomada após os milhares de respostas que recebemos dos americanos, novos e velhos".

 

As notas de cinco, dez e 20 dólares serão assim redesenhadas e a imagem de Jackson continuará na nota de 20 dólares, mas no verso. Janet Yellen, a presidente da Reserva Federal norte-americana, comentou a escolha de Tubman, que teve um papel determinante na libertação de mais de 300 escravos e morreu em 1913, com 91 anos - sete anos antes de as mulheres norte-americanas garantirem o direito ao voto. "Na História americana, as mulheres tomaram importantes decisões para a sociedade livre e democrática de que desfrutamos hoje. Saúdo a decisão do Departamento do Tesouro de honrar estes feitos", frisou Yellen.

 

 

Khairuldeen Makhzoomi foi expulso de um avião da companhia norte-americana Southwest Airlines após uma chamada em que conversou com o seu tio em árabe. O estudante universitário iraquiano tinha assistido a uma conferência que contou com a presença de Ban Ki-Moon, o secretário-geral das Nações Unidas. Eufórico com o que tinha acabado de assistir, Makhzoomi não aguentou as novidades só para si e telefonou ao familiar antes de descolar, em Los Angeles, para contar o que se tinha passado na reunião. Uma passageira fez queixa do jovem e, mal a chamada terminou, um funcionário da companhia aérea pediu que saísse do avião. Makhzoomi contou ao New York Times que o comissário o tratou "como se fosse um animal". A Southwest Airlines reagiu, afirmando que "lamenta qualquer experiência menos positiva a bordo dos aviões". O jovem, de 26 anos, estuda na Universidade da Califórnia e chegou aos Estados Unidos da América como refugiado.

 

O mundo do entretenimento sofreu mais um choque com a morte prematura de Prince, esta quinta-feira, aos 57 anos de idade. Apesar de ainda não se conhecer a causa da morte, foi avançada na altura a notícia de que o estado de saúde do músico estaria fragilizado por uma suposta gripe. No entanto, várias publicações internacionais afirmam agora que, na realidade, Prince sofreu uma overdose 6 dias antes de morrer, levando o seu avião privado a aterrar de emergência, e que os seus representantes disseram aos media que se tratava de sintomas de gripe.
No dia a seguir a receber alta do hospital, no sábado passado, dia 16, o cantor fez aquela que viria a ser a sua última atuação, surgindo de surpresa numa festa no Minnesota. Segundo várias testemunhas, Prince disse ao público que estava ali para "provar que estava vivo", e para os fãs "esperarem mais uns dias até começarem a rezar".

 

 

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

 

Tomou hoje posse o novo Governo de Cabo Verde, apoiado pelo Movimento para a Democracia. Tem 12 titulares, incluindo o primeiro-ministro. É o executivo mais pequeno da história independente do país, e desde que foi anunciado por Ulisses Correia e Silva tem sido objecto de elogios e críticas, além de ter suscitado dúvidas de natureza diversa. Contudo, o antigo presidente Pedro Pires disse que é preciso dar tempo ao novo Governo do MpD, que toma posse esta sexta-feira, 22. Pires pede para não se começar a cobrar resultados no primeiro dia de governação.O ex-líder do partido que ainda suporta o Governo desejou sucessos ao novo executivo de Ulisses Correia e Silva, considerando que esse sucesso será de todos, da sociedade e da economia cabo-verdiana."Todos nós devemos ter uma atitude realista e não pensar que a palavra resolve tudo. A palavra anuncia, mas resolução e concretização vêm do trabalho", prosseguiu.

 

 

 

 

Cabo Verde melhorou quatro posições - 36º para 32º - no ranking de Liberdade de Imprensa publicado esta quarta-feira, 20, pelos Repórtes Sem Fronteiras (RFS). O documento revela, entretanto, que houve uma "profunda" deterioração a nível global por causa da repressão governamental nas liberdades e no controlo dos meios públicos.No caso concreto de Cabo Verde, o relatório revela que o país "se distingue por uma ausência de ataques contra os jornalistas e uma grande liberdade de imprensa, garantida pela Constituição. O último processo por difamação remonta à 2002.Uma grande parte dos médias pertencem ao Governo, designadamente o principal canal de televisão e a rádio nacional, mas os seus conteúdos não são controlados. Consta-se, contudo, um certo nível de autocensura devido à pequenez do país e à uma paisagem mediática que incita os jornalistas a não se indispor com os futuros empregadores". O ranking é liderado pela Finlândia, seguida pelos Países Baixos, Noruega e Dinamarca. Já na cauda da lista aparecem a Erytreia e a Correia do Norte. Entre os países lusófonos, Cabo Verde é ultrapassado apenas por Portugal, na posição 25ª. Guiné Bissau ocupa o 79º lugar, Moçambique 87º, Timor 99º, Brasil 104º e Angola, o pior entre os falantes do português, no 123º.

 

O Tribunal da Praia decretou prisão preventiva aos seis homens - quatro brasileiros, um cabo-verdiano, este último um tal Keita que é pescador-residente na Ribeira da Barca (Santa Catarina) , e um russo -, surpreendidos a bordo do navio pesqueiro Príncipe III, onde foi apreendido 280 quilos de cocaína. Os restantes três implicados, detidos durante as buscas efectuadas nas residências dos mesmos na Praia e em Assomada, ficaram sob Termo de Identidade e Residência. Estes estão ainda proibidos de sair do pais.Os nove homens foram detidos na sequência de uma operação efectuada pela Polícia Judiciária, em conjunto com a Guarda Costeira, denominada Príncipe III. A acção de luta contra o tráfico internacional de drogas culminou com a apreensão de cerca de 280 quilos de cocaína e 450 litros de combustível num navio pesqueiro de pavilhão brasileiro e americano. Buscas a domicílio foram realizadas nas cidades da Praia e Assomada e conduziram a apreensão de armas e munições, telefones por satélites, cerca de dois mil contos CVE, 4 mil dólares e 24 mil euros, para além de vários documentos com relevância para a investigação criminal. Três cabo-verdianos foram detidos. São estes que agora aguardam o julgamento do processo sob Termo de Identidade e Residência

 

Um cabo-verdiano foi preso na posse de 12 quilos de heroínas num posto de controle em Virsac, na França. O indivíduo, que estava acompanhado de um holandês - ambos aparentam ter 40 anos -, viajou da Holanda em direcção a Portugal. Os homens foram detidos pelo esquadrão anti-drogas da Direcção Inter-Regional de Polícia Judiciária. Presentes ao tribunal, foi-lhes decretado a prisão preventiva.Os dois homens (um cabo-verdiano e um holandês) conduziam um "Ford Fiest Sedan" registado em Portugal. Foram presos na quarta-feira, 13, num posto de controlo em Visrsac, no percurso de sul para o norte na A 10. O condutor da viatura foi convidado pelos polícias a desligar o motor. Fizeram uma vistoria de fundo na viatura, com "auxílio" de um meio altamente sofisticado e indispensável para este tipo de averiguações: um endoscópio que identifica e mede os espaços em branco num veículo. Encontraram nas portas traseiras do carro cerca de 12 quilos de heroína, acondicionados em embalagens seladas, com 500 gramas cada. A droga estava escondidas nas cavidades por trás do plástico. Os dois homens foram detidos pelo esquadrão anti-drogas da Direcção Inter-Regional de Polícia Judiciária. Presentes ao tribunal, foram mandados para prisão preventiva

 

O Tribunal da Praia mandou para trás das grades o indivíduo de 27 anos que assassinou à tiro um jovem de 20 anos no bairro de Cobom, em Fevereiro passado. Zelito está em prisão preventiva desde esta quarta-feira, 20, quando foi ouvido em primeiro interrogatório.Munida de um mandado judicial, a Polícia Judiciária prendeu Zelito, residente em Casa Lata, na terça-feira, 19, como o autor do homicídio do jovem Kevin ,durante confrontos entre grupos de Casa Lata e Tira-Chápéu. A vítima, que residia no bairro de Tira-Chapeu, levou um tiro no abdómen e morreu horas depois no Hospital Agostinho Neto, na Praia. Zelito fugiu. Agora detido, o visado aguarda o julgamento do processo na cadeia de São Martinho. Ficou em prisão preventiva

 

Um técnico italiano encontra-se na ilha do Fogo para proceder a instalação de equipamentos de cura de queijo na Casa de Queijos, na localidade de Achada Furna (Santa Catarina).Uma câmara frigorífica e estantes são os equipamentos entregues a Casa de Queijos e foram financiados pela região de Bolzano (Itália). Com esta nova unidade industrial, os produtores poderão levar os seus produtos para serem tratados e conservados. Este é uma importante etapa na produção queijeira, visando a qualidade do produto final de modo a que possa ser comercializado quer no mercado local como no nacional. A Casa de Queijos tem a função de receber, armazenar e tratar o queijo dos diferentes produtores, mantendo as respectivas marcas. A unidade foi edificada numa zona de maior concentração de pecuária (gado caprino) e com várias unidades familiares de produção de queijo de qualidade, mas que precisa de alguma melhoria para a sua valorização. Dados estatísticos do MDR, referentes ao ano de 2012, indicavam que nas zonas centro e sul da ilha, entre Cabeça do Monte (São Filipe) e Fonte Aleixo (Santa Catarina), foram produzidos 230 mil queijos (média de 700 por dia). Esses números não incluem a produção de localidades como Campanas de Cima e Ribeira Filipe, norte de São Filipe, igualmente com uma forte tradição no domínio da pecuária. Além da Casa de Queijo de Achada Furna, a ilha conta com três unidades semi-industriais de produção queijeira: a de Monte Genebra, Cutelo Capado e Suifogo, todas na zona sul do município de São Filipe.

 

 

 

Depois de Atalaia e Ribeira do Ilhéu, a rede de água está a ser estendida à localidades do sul do concelho dos Mosteiros, no quadro do projecto de Extensão da Rede de Água de Campanas de Baixo ao município dos Mosteiros, que conta com financiamento do MCA II.Os trabalhos começaram há uma semana e dentro de pouco tempo a ligação domiciliária de água será realidade nas localidades de Achada Grande, Corvo e Relva. A abertura de valas começou pela localidade de Corvo e os trabalhos andam a bom ritmo. No início deste ano, a empresa intermunicipal para região Fogo e Brava- Aguabrava começou a instalação da rede de água domiciliária nas localidades do norte do concelho, estando neste momento a construir reservatórios nas localidades de Ribeiro do Ilhéu e de Atalaia. Mais recentemente, a empresa realizou testes de bombagem nos furos de prospecção de Rocha Fora e Monte Vermelho. Com a extensão da rede de água às localidades rurais do norte e do sul do concelho, Mosteiros ficará totalmente coberto com abastecimento de água a domicílio.

 

 

 

O Ministro cessante das Relações Exteriores, Jorge Tolentino destacou esta segunda-feira, 18, a importância da cooperação entre Cabo Verde e China, que no dia 25 de Abril completa 40 anos das relações diplomáticas. O governante não tem dúvidas que a parceria tem contribuído para o desenvolvimento de Cabo Verde, assim como fortalece cada vez mais os laços entre as duas comunidades.O governante explica que hoje a China é um dos mais importantes parceiros de desenvolvimento de Cabo Verde, tendo em conta número e o impacto das acções , com destaque para construção dos Palácios da Assembleia Nacional e do Governo, do complexo de habitação social do Palmarejo, da Biblioteca e do Auditório Nacional e da Barragem do Poilão. "Assim como a Central de Consultas/Maternidade do Hospital Dr. Agostinho Neto, o Estádio Nacional, a infraestrutura tecnológica da rede eletrónica do Estado, a reabilitação do Palácio da Presidência da República, a Complexo Educativo de Santa Maria; o Centro de Pós-Colheita no Poilão e o futuro "Campus" Universitário da UniCV, de entre outras. Para comemorar a data, o Governo de Cabo Verde em parceria com a embaixada da China irão desenvolver de 18 a 25 de Abril do corrente ano, uma série de atividades para comemorar a efeméride.

 

 

 

Centenas de pessoas na ilha Brava receberam das mãos do edil Orlando Balla o seu Mercado Municipal, completamente remodelado. O presidente da Republica, Jorge Carlos Fonseca assistiu à cerimónia, que aconteceu esta terça-feira.Orlando Balla, na qualidade de presidente da Câmara da Brava, disse na ocasião que "esta nova infraestrutura tem todas as condições para responder com qualidade às exigências de sua população, não só no sector de comércio mas também do turismo". As vendedeiras e a população local não cabia em si de tanta satisfação. As vendedeiras manifestaram-se a emoção e felicidade por ver o novo espaço de trabalho com condições e que dá uma nova dignidade a quem lá vende. As obras de restauro e ampliação do Mercado Municipal da Brava custaram 53 mil contos aos cofres municipal. O edifício sofreu uma ampliação na vertical e teve também uma intervenção subterrânea.

A direcção do Liceu Olavo Moniz ,na ilha do Sal suspendeu temporariamente as aulas esta sexta-feira,22, devido ao vento forte que fustiga a ilha. O director do estabelecimento justifica que as salas estão cheias de poeira e de terra e não oferecem condições para as aulas.

 

 

 

O Dia da Mãe Terra é comemorado esta sexta-feira, 22, sob o lema "Uma árvore para a terra" com plantação de árvores na sede das Nações Unidas, na Praia. A celebração advém da 21ª Conferência do Clima, realizada a 12 de Dezembro de 2015 em Paris, que visa diminuir a temperatura global em dois graus celsius este ano. O acto resulta de uma parceria entre as Nações Unidas em Cabo Verde e a Associação para Defesa do Ambiente e Desenvolvimento (ADAD).