Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 8 de Abril
Print

Noticias de 8 de Abril

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

Estados Unidos

O aspirante a candidato do Partido Democrata nas eleições presidenciais dos EUA Bernie Sanders pediu ao Governo de Barack Obama para acabar com as deportações e separações de crianças e famílias de imigrantes clandestinos. "Os Estados Unidos foram sempre um símbolo de liberdade para aqueles que fogem da violência e perseguição. Os ataques que separam as nossas famílias não representam a nossa essência", disse Sanders em comunicado. O senador do Vermont disse que a deportação "pode chegar a ser uma sentença de morte para menores de idade, pais de família e requerentes de asilo que são detidos". "Pedir que crianças de três anos de idade se representem a si mesmos legalmente em audiências de imigração é uma perda vergonhosa de justiça e não devemos permitir que continue. As famílias merecem um tratamento justo e a nossa compaixão, e não um processo concebido para expô-los ao perigo", afirmou.

 

 

Ivana Trump defende, em declarações ao New York Post, que os Estados Unidos da América precisam de imigrantes para "aspirar e limpar". Apesar de se ter divorciado de Donald Trump, em 1991, os dois continuam bastante próximos e o pré-candidato republicano pede até conselhos a Ivana antes dos seus discursos. A ex-modelo, que assume que não é muito dada a temas políticos – "Nasci na República Checa e não gosto de política", afirmou à mesma publicação – revela que não tem nada contra imigrantes: "Desde que entrem legalmente e arranjem um emprego… precisamos deles. Quem é que vai aspirar e limpar as nossas salas? Os americanos não gostam de fazer isso", comentou. Pelo contrário, Ivana dá o exemplo de uma "rapariga de 19 anos grávida que dá à luz num hospital" norte-americano: "A criança torna-se automaticamente norte-americana. Ela traz a família, não paga impostos, não tem emprego. Quem paga? Você e eu". A ex-mulher de Trump aproveitou ainda para elogiar o pré-candidato: "Ele não é um político. É um homem de negócios. Sabe como falar. Pode fazer um discurso durante uma hora sem sequer precisar de notas". Contudo, diz que "Donald não consegue ter calma": diz o que tem a dizer.

 

 

 

 

Um homem do sul do Texas, nos Estados Unidos, que matou um rapaz de 12 anos, mutilou o cadáver e depois bebeu o sangue da vítima, foi executado na quarta-feira, na prisão de Huntsville. Pablo Vasquez, de 38 anos, foi morto por injeção letal, naquela que foi a sexta execução este ano no estado norte-americano e a 537.ª desde que o Supremo Tribunal permitiu o regresso da pena de morte, em 1976. A vítima, David Cardenas, foi encontrada na cidade de Donna, perto da fronteira com o México, em 1998. O corpo tinha sido mutilado. Vasquez, na altura com 21 anos, admitiu, num depoimento gravado, ter matado a criança e bebido do seu sangue, incentivado pelo que disse serem vozes demoníacas.

 

 

 

Cabo Verde

 

O presidente do MpD, Ulisses Correia e Silva, acaba de apresentar – hoje, 8 - ao presidente da República, Jorge Carlos Fonseca, o elenco governamental para a IXª Legislatura. Conforme asemanaonline avançou em primeira-mão, confirma-se a maior parte dos nomes. Falhou apenas nos ministros Gilberto Correia Silva, que assume as pastas da Agricultura e Ambiente, tendo subjacente os sectores da Segurança Alimentar, Água e Saneamento, e Paulo Augusto Rocha, que vai tutelar a Administração Interna e os Transportes Rodoviários. Apenas três mulheres integram este executivo do MpD.

 

 

O novo Elenco Governamental

 

Ulisses Correia e Silva assume, para além do cargo de primeiro-ministro, os sectores da Reforma do Estado, Descentralização e Regionalização. Olavo Correia - ministro das Finanças e Administração Pública. José Gonçalves desponta como o super-ministro deste Governo. Este consultor internacional, que tinha integrado as estruturas partidárias na década de 90, aparece como ministro da Economia e Emprego, Turismo, Transportes Marítimos e Aéreos, Telecomunicações, Economia Marítima, Economia Digital, Indústria e Comércio, Energia, Formação Profissional, Programa de Estágios Profissionais e Promoção do Emprego.

 

Paulo Augusto Rocha – ministro da Administração Interna e Transportes Rodoviários.

 

Luís Filipe Tavares - ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, da Defesa Nacional e Integração Regional, Cooperação e Parcerias Estratégicas.

 

Fernando Elísio Freire - ministro dos Assuntos Parlamentares, Presidência do Conselho de Ministros e Desporto.

 

Janine Lélis - ministra da Justiça, do Trabalho e do Processo Eleitoral.

 

Maritza Rosabal - ministra da Educação, Família, Inclusão Social, Ensino Superior e Ciência.

 

Abraão Vicente - ministro da Cultura, das Indústrias Criativas e Comunicação Social.

 

Arlindo do Rosário – ministro da Saúde e Segurança Social.

 

Gilberto Correia Silva – ministro da Agricultura e Ambiente, Segurança Alimentar, Água e Saneamento.

 

Eunice Silva – ministra das Infraestruturas, Ordenamento do Território e Habitação.

 

 

 

 

O projecto de valorização agrícola das zonas das barragens visa aumentar a produção agrícola nas ilhas de Santo Antão, S. Nicolau e Santiago com o objectivo de contribuir para a segurança alimentar e luta contra a pobreza rural, por meio da construção da rede de abastecimento e de distribuição de água das barragens e de outras infra-estruturas nas referidas ilhas.Orçado em 264.088.842,55 ECV, financiado pelo Governo Japonês e executado pela Direcção Geral da Agricultura e Desenvolvimento Rural, este projecto contribuirá para o aumento das áreas irrigadas com recurso a instalação de sistemas de rega gota-a-gota e técnicas modernas de produção agrícola, bem como a reabilitação das infra-estruturas de captação de água particularmente na ilha de São Nicolau. O período de execução será de 8 meses, ou seja de Abril a Dezembro deste ano, e beneficiará directamente perto de 3040 agricultores, e indirectamente mais de 9120 nas áreas de abrangência do projecto.

 

Entrou em vigor a partir de 4 de Abril, o diploma que institui o subsídio de desemprego em Cabo Verde, a ser gerido pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS). O financiamento deste benefício social vai ser garantido pelas contribuições das entidades empregadoras (empresas) e por quotizações dos trabalhadores.O administrador-executivo do INPS, Elias Monteiro, explica ao Cifrão que o financiamento do subsídio de emprego será garantido pelas empresas e quotizações dos trabalhadores, numa base de incidência sobre remunerações de 3%. Para isso, será feito um acréscimo de 1,5% de contribuições e quotizações – 1% para a empresa e 0,5% para o trabalhador -, mais 1,5% que serão acomodados nos abonos e prestações. No entanto, este financiamento terá ainda que ser aprovado por portaria conjunta dos membros de governo responsáveis pelas áreas de protecção social e das Finanças. Os pagamentos serão efectuados através dos bancos. Quanto aos critérios para aceder ao subsídio do desemprego, este administrador-executivo explica que são, basicamente, a situação laboral comprovada de desemprego involuntário e a verificação do prazo de garantia (180 dias de trabalho, com registo de remunerações e pagamento das contribuições e quotizações).

 

 

 

 

Duas pessoas - o condutor e um emigrante que estava de férias na cidade da Praia - morreram na tarde desta quinta-feira,7, vítimas de acidente de viação. A viatura em que se encontravam, uma carrinha Dina 280, capotou na estrada de Guindão, Tarrafal de Santiago. Falha mecânica poderá estar na origem deste acidente trágico.O acidente aconteceu por volta das 12h30 quando o condutor da Dina, que fazia trajecto Praia/Tarrafal com um carregamento de areia, perdeu o controlo do veículo na descida de Guindão e bateu num muro. O carro capotou dentro da estrada provocando duas mortes imediatas, - o condutor Luís Ribeiro, natural de São Salvador do Mundo, e o emigrante Melindo que estava de férias na cidade da Praia. Este é o segundo acidente trágico a acontecer em menos de um mês no Tarrafal. O primeiro, fez nove mortos.

 

7,6% da população cabo-verdiana usou ou tentou usar uma droga ilícita em certo momento da sua vida, revela um relatório publicado pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC). A pesquisa intitulada "O Comércio dos opiáceos afegãos – uma Avaliação de Base" refere ainda o aumento do contrabando de drogas por via marítima e aérea e que os traficantes usam redes estabelecidas para o transporte de heroína e cocaína.O relatório do Escritório da Organização das Nações Unidas contra Drogas e Crimes, além de destacar que no mínimo 7,6 por cento dos cabo-verdianos usa ou já experimentou uma droga ilícita, apresenta Moçambique e a África do Sul como principais destinos de opiáceos afegãos no continente. Em relação aos países que fazem parte da CPLP, a Guiné-Bissau é destacada entre os grupos de traficantes africanos pioneiros no mercado turco no início deste século (1ª década de 2000). Ainda segundo o referido documento, os nigerianos destacam-se entre as principais nacionalidades com mais pessoas detidas por tráfico de drogas em países importantes na rota do tráfico de opiáceos, como o Paquistão e ao longo da rota dos Balcãs que inclui a Turquia e a Grécia. O UNODC cita o "risco das limitações da aplicação que podem ser aproveitadas por traficantes", o que pode levar ao aumento do tráfico e do uso de drogas que podem inibir o desenvolvimento económico e social da África Austral.

 

Trajados a rigor e portando estandartes e bandeiras, os Confrades da CONGROG – Confraria do Grogue de Santo Antão e os seus convidados regionais, nacionais e de Portugal dirigiram-se este domingo (3) à Igreja da Freguesia de Santo Crucifixo, sediada na Vila de Coculi do Vale da Ribeira Grande, para assistirem à eucaristia presidida pelo padre Bernardino Sena Monteiro.Depois da missa, seguiram para a Escola Secundária de Coculi, onde foram realizadas as cerimónias do VIII Grande Capítulo da "CONGROG", com o juramento e entronização de mais cinco novos Confrades, sendo três de Portugal e dois de Santo Antão. O acto contou com um convidado especial, Ulisses Correia e Silva, por um curto espaço de tempo devido aos compromissos, que também é membro dessa Confraria há cerca de três anos. Confrades disseram a este diário digital estar satisfeitos com os resultados alcançados. Também destacaram que graças à nova Lei que regula a produção do "Grogue", que entrou em vigor em Agosto de 2015, o fabrico de aguardente adulterada nociva à Saúde Pública tem começado a registar uma significativa diminuição na ilha das Montanhas. Além disso, os proprietários e fabricantes começam a ver os benefícios que a nova lei trouxe à valorização do preço do produto: como referiram com satisfação, alguns já estão a vender um garrafão de 20 litros por 8 mil e 9 mil CVE.

 

Todas as carteiras e cadeiras da Escola de Cachaço foram recuperadas por membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Nossa Senhora do Monte, na ilha Brava.Como é praxe, os jovens da Igreja Adventista da ilha vem apoiando varias acções sociais nas freguesias de Nossa Senhora do Monte e São João Baptista. Desta vez coube a Escola de Cachaço receber a benfeitoria desta organização social e religiosas. Recuperaram todas as mesas e carteiras. O trabalho consistiu na limpeza do material e pintura. A gestora da unidade escolar, Sonia Coelho, agradeceu o trabalho e afirmou que "agora os alunos desta escola podem usufruir de um material confortável, que vai melhorar o processo ensino-aprendizagem".