Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Noticias de 25 de Fevereiro
Print

Noticias de 25 de Fevereiro

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

 

Estados Unidos

 

 

 

 

 

 

 

O presidente norte-americano Barack Obama passou d ultima segunda-feira do turismo para os assuntos de Estado na sua histórica viagem a Cuba, ao encontrar-se com o presidente Raúl Castro. Como se esperava, Obama pressione Castro para que realize reformas económicas e democráticas, e que ouça as queixas acerca das sanções económicas norte-americanas que continuam a visar Cuba. Foi o quarto encontro entre Obama e Castro, e o mais substancial de todos. A reunião teve lugar no Palácio da Revolução, onde Castro e o seu predecessor, o seu irmão mais velho Fidel Castro, têm liderado a resistência cubana à pressão norte-americana nas últimas décadas.

 

Num discurso emocionado no Grande Teatro de Havana e transmitido via rádio e TV para toda a ilha de Cuba, o presidente dos EUA, Barack Obama, prometeu trabalhar com o Congresso americano para impor o fim do embargo económico ao país e pediu mais liberdade para os cubanos: "Os cidadãos devem ser livres de exprimir as suas opiniões sem medo, de criticar o seu governo e de se manifestarem de forma pacífica." Ao lado do presidente cubano, Raúl Castro, Obama declarou ter ido a Havana estender a "mão da amizade" e "enterrar o último vestígio" da Guerra Fria nas Américas, mas também pressionou o acelerar das reformas económicas e políticas. "Acredito que todos devem ter liberdade para praticar a fé e votar em eleições democráticas. Os direitos humanos são universais, para americanos, cubanos e todo o Mundo", afirmou à plateia, que o aplaudiu de pé. Antes de terminar a visita histórica, a primeira de um presidente EUA a Cuba em 88 anos, Obama encontrou-se com um grupo de dissidentes do governo cubano.

 

De notar que, com apenas 17 anos, Malia Obama já provou ter capacidades para servir o seu país. Na viagem histórica que o seu pai, o presidente dos EUA Barack Obama, fez esta semana a Cuba, a jovem pôs o seu conhecimento de línguas à prova e tornou-se sua intérprete pessoal. "O presidente e a Malia dão uma gargalhada enquanto ela traduz espanhol para inglês, num restaurante em Old Havana", escreveu o fotógrafo oficial da Casa Branca, Pete Souza, na legenda de uma fotografia que partilhou no Instagram. A finalista do ensino secundário tem vindo a aperfeiçoar os seus conhecimentos da língua espanhola, sendo já capaz de traduzir tanto termos do dia-a-dia (quando o seu pai foi abordado por comerciantes de La Habana) como palavras mais técnicas, usadas em encontros diplomáticos. No outono, prepara-se para dar início à vida universitária.

 

 

 

 

De Cuba, o presidente americano seguiu para a Argentina, onde Barack e Michelle Obama dançaram tango, na quarta-feira, num jantar de gala em que foram homenageados em Buenos Aires, e onde o Presidente norte-americano e o seu homólogo argentino, Mauricio Macri, destacaram o "novo começo" da relação bilateral. O jantar decorreu no Salón de los Escudos no Centro Cultural Kirchner, à luz das velas e com mesas decoradas com centros de rosas brancas. A noite contou com um espetáculo de tango. Após um par de atuações, a bailarina incentivou o Presidente Obama a ocupar a pista, e o bailarino fez o mesmo com a primeira-dama, descreve a agência Efe. Os dois dançaram, cada um com um bailarino, ao ritmo do tango, sorridentes, durante uns segundos, entre os aplausos dos convidados do jantar. Após um brinde, Macri disse que a visita de Obama à Argentina tinha acontecido "no momento perfeito", em que os argentinos decidiram "construir relações mais maduras e sensatas com todos os países". "Devemos superar os velhos rancores entre os Estados Unidos e a América Latina, e olhar para o futuro", pediu o Presidente argentino, garantindo que Washington não deve esperar de Buenos Aires "confrontos infundados". "Connosco terá diálogo e boa-fé", sublinhou. No seu brinde em resposta, Obama afirmou que a sua visita à Argentina tem como objetivo, entre outras coisas, "celebrar uma nova e muito diferente era" com todo o continente. "A minha esperança é que isto seja um novo começo", manifestou Obama, notando que tanto ele como Macri tentam "viver à altura do exemplo de um argentino singular", o papa Francisco.

 

 

 

Ainda durante a visita à Argentina e no 40.º aniversário do golpe militar, o presidente dos EUA fez autocrítica ao papel de Washington durante esse período negro. Não foi um pedido de desculpas, mas foi o reconhecer de que os EUA não foram rápidos a condenar as violações dos direitos humanos durante os anos da ditadura argentina (1976-1983). No último dia de visita a Buenos Aires, o presidente norte-americano, Barack Obama, prestou ontem homenagem às 30 mil vítimas mortas pela junta militar. "Que se cumpra a promessa do nunca más", afirmou.

O republicano Donald Trump e a democrata Hillary Clinton venceram as primárias dos seus partidos no estado norte-americano do Arizona, que se realizaram na terça-feira, de acordo com os primeiros resultados divulgados pelas televisões. Fox e NBC projetaram Trump e Clinton como os vencedores neste estado, que irá atribuir todos os 58 delegados republicanos a Trump e a maioria dos 75 delegados democratas a Clinton. Donald Trump derrotou facilmente o senador do Texas Ted Cruz e o governador do Ohio, John Kasich, no estado fronteiriço com o México, onde o seu discurso anti-imigração tem forte eco. Entre os democratas, Hillary Clinton venceu o seu único rival, o senador do Vermont Bernie Sanders. Nas primárias são eleitos delegados às convenções nacionais do Partido Democrata e do Partido Republicano que, por sua vez, escolherão os respetivos candidatos nas eleições presidenciais dos EUA marcadas para novembro. Clinton e Trump lideram as primárias realizadas até agora. Além do Arizona, na terça-feira houve também primárias dos dois partidos no Utah, 'caucus' (assembleias populares) democrata no Idaho e 'caucus' republicano em Samoa. Até agora, só são conhecidos os resultados da cotação no Arizona.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

 

 

 

Eleições

 

 

 

O Movimento para a Democracia (MpD), liderado por Ulisses Correia e Silva, venceu no domingo com maioria absoluta as eleições legislativas em Cabo Verde, conquistando 118.518 (53,7%) dos votos, segundo os resultados oficiais provisórios. O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), de Janira Hopffer Almada, até agora no poder, obteve 81.319 votos (37%). A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), de António Monteiro, foi a terceira força mais votada, com 15.380 votos (7%). Em termos de deputados, quando ainda faltam distribuir duas vagas, o MpD já garantiu 39 deputados, o PAICV 27 e a UCID conseguiu três lugares. Mais de 350 mil eleitores cabo-verdianos foram este domingo às urnas para eleger os 72 deputados ao parlamento nacional, de onde sairá o Governo para os próximos cinco anos. A abstenção situou-se nos 33,2%.

 

Assim, oMpD volta ao Governo ao vencer as eleições com maioria absoluta. O líder Ulisses Correia e Silva quebra o jejum ao MpD, levando-o ao poder depois de passar 15 anos na oposição – de 2001 a 2016. Os resultados provisórios mostram que o MpD venceu em todos os círculos eleitorais, excepto o da África e Amricas. Estes resultados demonstram uma vontade clara de mudança expressa pelos cabo-verdianos através das urnas. Com isso, o partido ventoinha obtém maioria absoluta para governar com estabilidade nos próximos cinco anos. Ulisses correia e Silva é o terceiro primeiro-ministro de Cabo Verde, desde a independência a esta data.

 

 

 

José Ulisses de Pina Correia, o líder do MpD e próximo Chefe do Governo, fez parte, durante 10 anos (de 1991 a 2001), do governo do MpD. Elegendo a alternância política como a sua principal bandeira da campanha, Ulisses candidatou-se pela primeira vez ao cargo de chefe do Governo. O presidente do MpD, que escolheu como lema "Cabo Verde tem solução", acaba de vencer estas legislativas, quebrando assim a hegemonia paicevista de 15 anos de governação. Nascido a 4 de Junho de 1962, na cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva licenciou-se em Organização e Gestão de Empresas pelo Instituto Superior de Economia da Universidade Técnica de Lisboa em 1988. Exerceu a docência na Universidade Jean Piaget e foi director do Departamento de Administração do Banco de Cabo Verde. Em termos governativos, foi Secretário de Estado das Finanças entre 1995 e 1998 e Ministro das Finanças entre 1999 e 2000. Antes de ser eleito para o primeiro mandato como Presidente da Câmara Municipal da Praia, Ulisses Correia e Silva foi eleito deputado nacional e, posteriormente, líder do Grupo Parlamentar do MpD, função que exerceu por dois anos - de Março 2006 a Março 2008 -, ao mesmo tempo que assumia a função de vice-presidente do MpD. É ainda presidente da Comissão Executiva da UCCLA e Presidente da IDC – África. Fazer regressar o MpD ao poder constituiu um dos grandes sonhos de Ulisses Correia e Silva agora transformado numa realidade.

 

 

 

 

 

 

 

A companhia aérea Binter Canarias, com sede e base operacional no Aeroporto de Gando, na ilha de Grã Canária, está apenas a aguardar as licenças para realizar voos inter-ilhas em Cabo Verde. A empresa acredita que terá o aval das autoridades nacionais para começar a voar aqui no país dentro de no máximo dois meses.Este é um projecto no qual a companhia canária investiu cerca de quatro milhões de euros e que empregará 80 profissionais de Cabo Verde. Pedro del Castillo, presidente da Binter, disse que o plano de expansão da empresa aérea, prevê, tal como já foi anunciado a abertura de uma base operacional na República de Cabo Verde, inicialmente para começar a funcionar no fim de 2015, mas que foi adiada para o corrente ano. "As ilhas de Cabo Verde são como as Canárias dos anos sessenta e onde estão instaladas diversas empresas espanholas de hotelaria e turismo, como a Riu e a Meliá. Para impulsionar o desenvolvimento do país, fazem falta ligações aéreas entre as ilhas para turistas e viajantes em negócios" disse Pedro del Castillo ao jornal económico espanhol ‘Expansión’. Refira-se que as ligações aéreas em Cabo Verde, quer inter-ilhas, quer para o exterior, dependem em grande parte da companhia nacional TACV (Transportes Aéreos de Cabo Verde), empresa que se encontra numa situação económico-financeira muito complicada. A entrada da Binter irá contribuir para uma melhor e mais diversificada oferta regional, ao mesmo tempo que poderá colmatar diversos constrangimentos verificados na rede aérea comercial do país, sublinha.

A companhia aérea alema TUIFLY vai passar a efectuar voos directos do aeroporto de Schiphol na Holanda para São Vicente. O propósito é servir a enorme comunidade cabo-verdiana que reside naquele país.Os voos iniciam a partir do dia 02 de Novembro deste ano. As passagens aéreas custam a partir de 509 euros e as reservas podem ser feitas através directamente nos escritórios da tui em Schiedam Tribunal V Spaland 69/010-4703333 ou então pelo email This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. . A companhia aérea alema que já voava para as ilhas do Sal e da Boa Vista não diz nada, mas tudo leva a crer que, com esta campanha agressiva, queira garantir um serviço regular e a preço competitivo, que a TACV tem tido alguma dificuldade em oferecer, devido a falta de aparelhos.

 

 

 

 

Mais portugueses estão a viajar este ano para Cabo Verde nas miniférias da Páscoa. As agências de viagens lusas esgotaram os pacotes oferecidos e prevêem-se voos lotados com destino às ilhas do arquipélago, principalmente Sal e Boa Vista."Os portugueses habituaram-se a viajar, na Páscoa e no ano todo", constata Alberto Machado, porta-voz da Agência Abreu, líder em viagens de lazer e turismo e com uma rede de 150 agências, onde já esgotaram os pacotes para Cabo Verde, Madeira ou nordeste brasileiro. Cabo Verde é a vedeta nas férias dos portugueses na Páscoa. Mas as partidas para o nordeste brasileiro e República Dominicana, mas também Madeira, Porto Santo ou Açores, já estão cheios ou à beira de esgotar. Os pacotes para Cabo Verde custam à volta de 800 euros, para o Brasil vão desde 1050 euros por pessoa e para Porto Santo 350 euros.

 

 

 

A nova unidade hoteleira do The Resort Group (TRG), que está a ser construída na ilha do Sal, estará pronta em Novembro. Orçada em 80 milhões de euros, o empreendimento fica entre o Tortuga Beach Resort e o Dunas Beach Resort.O empreendimento ocupa uma extensão de 74.858,24 metros quadrados. Possui 600 suites, sete piscinas, discotecas, sportbar, mini club de crianças, cinco restaurantes, ginásio, cyber café, pavilhão de casamento, salas de reuniões, desportos náuticos, sala para teatro, entre outros equipamentos. O Llana é o terceiro hotel construído pelo The Resort Group no Sal (TRG) na ZDTI de Algodoeiro. Vai juntar-se ao Tortuga Beach Resort e ao Dunas Beach. Na construção destes dois hotéis o grupo Melia investiu, respectivamente, 62 milhões de euros (Tortuga) e 121 milhões de Euros (Dunas). A cadeia inaugurou em 2010 o Meliã Tortuga Beach e, em Outubro de 2015, o Meliã Dunas. A previsão da entrega do Lhana Beach é Novembro de 2016.

 

 

 

 

 

 

 

A Polícia Judiciária apresenta esta quarta-feira, 23, ao tribunal o jovem tido como o autor das facadas que resultaram na morte de um indivíduo no bairro de Safende, Praia. José António Tavares foi detido esta terça-feira, 22, com um mandado judicial.Uma rixa antiga poderá estar na origem desta tragédia ocorrida na tarde de sábado, 19, no bairro de Safende. Segundo a Polícia, um desentendimento entre os dois indivíduos fez que com José António desferisse pelos menos três facadas no peito de Lady, que morreu minutos depois de dar entrada no Hospital Agostinho Neto. O agressor abandonou o local do crime. Agora capturado alegou ter sido agredido várias vezes pela vítima no passado, daí a Policia suspeitar que o visado aproveitou o encontro com a vítima para se vingar.

 

 

 

 

 

 

 

Adélcio Tavares, natural de Santa Catarina de Santiago, vitima do acidente trágico em Chão Bom Tarrafal, morreu por volta das 7 horas desta quinta-feira, 24, no Hospital Agostinho Neto, Praia. Com mais esta vitima eleva-se para nove o número de mortes na sequência deste acidente trágico no interior de Santiago. Adélcio faz parte do grupo de cinco pessoas que desde o acidente estava internado no Hospital Agostinho Neto com um quadro clínico reservado. Não resistiu aos ferimentos e morreu na manha de hoje. Os outros três feridos, incluindo o condutor do camião que provocou o acidente, permanecem internados no HAN. O quarto ferido, um transeunte que foi atropelado, também continua internado no Hospital Regional de Santiago Norte em Santa Catarina, com fracturas nas pernas. Os quatro feridos que ainda estão sob cuidados médicos fazem parte do grupo total das 13 vitimas do sinistro. Nove já morreram.

 

 

 

Um morto e 12 feridos é o saldo de um acidente de viação, ocorrido na tarde desta quarta-feira, 23, em Variante, São Domingos, Santiago. A vítima foi identificada como António " Xando" Vieira, natural de Chã de Tanque, Santa Catarina.O acidente aconteceu por volta das 12h40 quando um Hiace, conduzido por Lindo e que vinha de Assomada para a Praia, perdeu o controlo e capotou numa ribanceira. Segundo a Polícia Nacional, o passageiro António "Xando" Vieira, de 36 anos, teve morte imediata. O condutor da viatura ficou ferido com gravidade. Levado ao Hospital Agostinho Neto, aí permanece internado em estado grave. Contudo, segundo as autoridades, está fora de perigo. Os restantes ocupantes da viatura, que sofreram ferimentos leves, recebem tratamento na Delegacia de Saúde de São Domingos.

 

 

 

Um cadáver foi encontrado na tarde de quarta-feira, 23, na localidade de Queimada de Aguada, interior do concelho do Paul. Segundo uma fonte policial, trata-se dos restos mortais do turista que se encontrava desaparecido desde 30 de Janeiro na ilha das montanhas.Ao que este diário digital apurou, ossos e roupas foram encontrados por pessoas que procuravam umas cabras que estavam perdidas num lugar de difícil acesso. Só que depararam com algo estranho e chamaram a polícia, que confirmou que se tratava de ossada humana.

 

Do estrangeiro

 

 

 

 

 

 

A cidade de Bruxelas foi abalada na terça-feira de manhã, por várias explosões: duas atingiram o aeroporto de Zaventem e fizeram pelo menos 34 mortos e mais de 180 feridos, confirmados pela ministra da saúde, Maggie de Block. Uma terceira explosão foi registada cerca de uma hora depois numa estação de metro, em Maelbeek, perto das instituições europeias, obrigando a fechar toda a rede do metropolitano. A operadora de transportes públicos de Bruxelas, a STIB, confirma que pelo menos 20 pessoas morreram em Maelbeek. Mais de 100 terão ficado feridas, segundo o presidente da Câmara de Bruxelas, Yvan Mayeur.

 

 

 

 

 

 

 

Caso de curiosidadet

 

 

 

 

 

 

Mohammed Abad, um escocês conhecido por ter um pénis biónico, não podia estar mais feliz. O homem, de 44 anos finalmente perdeu a virgindade. Abad sofreu um terrível acidente aos 6 anos. Foi atropelado e arrastado no asfalto por um carro e ficou sem o órgão sexual. Após anos de tratamentos e cirurgias, os médicos conseguiram implantar-lhe um pénis biónico, com tubos insufláveis e pele retirada do braço de Abad. O escocês procurava uma mulher para a primeira relação sexual e a acompanhante de luxo e ‘dominatrix’ Charlotte Rose, tocada pela história do homem, decidiu que ofereceria uma noite inesquecível a Mohammed. Após terem passados uns dias juntos em Londres, os dois tentaram fazer sexo, mas o pénis biónico  funcionou mal e foi preciso uma segunda tentativa para consumar o ato. "Esperava por este momento desde os 18 anos. Mas agora um grande peso foi levantado dos meus ombros. Estou tão feliz!", contou Abad. Charlotte Rose diz que ficou "honrada" pelo homem ter aceite a sua oferta. "A primeira vez é algo que nunca se esquece", justificou.