Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
March19News
Print

March19News

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

Estados Unidos

A ex-secretária de Estado dos Estado Unidos e aspirante a candidata presidencial Hillary Clinton venceu hoje as eleições primárias do Partido Democrata no estado do Illinois, segundo as projeções dos meios de comunicação social norte-americanos. A vitória tem uma importância simbólica para Hillary Clinton, que nasceu em Chicago, a cidade mais povoada de Ilinóis. Com esta vitória, a ex-primeira dama leva a maioria dos 156 delegados em jogo no Ilinóis nesta noite eleitoral, em que houve primárias em cinco estados e estão em jogo 691 delegados democratas, dos 2.383 necessários para obter a candidatura presidencial do partido. A eleição democrata no Ilinóis foi renhida, pelo que os meios de comunicação social norte-americanas levaram quatro horas, desde o encerramento das urnas, a atribuir a vitória à ex-secretária de Estado. Além de Ilinóis, Hillary Clinton venceu também esta noite no Ohio, na Florida e na Carolina do Norte.

 

 

 

Do lado republicano, Donald Trump foi o grande vencedor das primárias em três estados na terça-feira (Florida, Carolina do Norte e Illinois). John Kasich ganhou no Ohio. Na Florida, Trump bateuo por larga margem Marco Rubio, que "jogava em casa". A vitória de Donald Trump fez mesmo com que Marco Rubio suspendesse a sua campanha e se afastasse da corrida à presidência da Casa Branca, sobretudo após uma pesada derrota no seu estado, a Florida. O multibilionário norte-americano e favorito à nomeação presidencial republicana Donald Trump afirmou hoje que poderão ocorrer tumultos nos Estados Unidos caso o Partido Republicano decidir indigitar outro candidato para as eleições presidenciais de novembro. Após as primárias realizadas na terça-feira - que ocorreram em cinco grandes estados (Florida, Illinois, Missouri, Carolina do Norte e Ohio) - Trump já conseguiu angariar até à data cerca de 640 delegados, ou seja, mais de metade dos 1237 delegados necessários para conseguir a nomeação na convenção nacional republicana, agendada para julho em Cleveland (Ohio).

 

A Casa Branca confirmou que o presidente Barack Obama escolheu o presidente do Tribunal de Recurso do Distrito de Columbia para ocupar o lugar deixado vago no Supremo Tribunal dos EUA após a morte de Antonin Scalia. Considerado um moderado, Merrick Garland será a escolha do presidente Barack Obama para ocupar o lugar deixado vago Juiz presidente do Tribunal de Recurso do Distrito de Columbia, Garland, de 63 anos, é um jurista e magistrado muito respeitado em Washington. A Casa Branca garantiu que "Ninguém está melhor preparado para servir no Supremo Tribunal". Garland já surgira como hipótese nas duas outras nomeações de Obama para o Supremo, que acabaram por ser ocupadas por Sonia Sotomayor e Elena Kagan. Aos 63 anos, Garland tem pela frente uma longa e dura batalha para conseguir a nomeação do Senado, dominado pelos republicanos. Estes já prometeram bloquear qualquer nomeado de Obama, defendendo que a escolha do substituto de Scalia deve caber ao seu sucessor na Casa Branca, que toma posse em janeiro de 2017.

A polícia de Addison, no Texas, deteve esta quinta-feira por homicídio o agente que no passado domingo baleou mortalmente um adolescente latino e feriu outro naquela localidade do sul dos Estados Unidos, informou a imprensa local. Segundo as autoridades, no domingo à noite, o polícia surpreendeu dois adolescentes que estavam a tentar roubar um veículo no complexo de apartamentos em que morava.

 

 

Um agente da policia estatal de massachusetts perdeu a vida num acidente de carro na autoestrada MassPike em Charlton, na quarta feira à tarde, quando se encontrava no seu veiculo policial a berma da estrada a averiguar uma violacao de trafico. Um carro que circulava a alta velocidade perdeu o controlo, atravessou tres faixas de rodagem e colidiu violentamente com a parte de tras do veiculo policial, projectando o agente contra o parabrisas, causando-lhe a morte.

 

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

Alguns pormenores sobre as eleições

 

 

1 - Já estão em Cabo Verde os observadores da União Africana (OCP) que vão acompanhar as eleições legislativas de 20 de Março. A Presidente da Comissão da União Africana Nkosazana Dlamini-Zuma aprovou a Missão da União Africano de Curto Prazo de Observação (STO) que permanecerá aqui no país até 24 de Março de 2016.A Missão de Observadores da União Africana (AUEOM) é liderada por Zainabou Sylvie Kayitesi, ex-presidente da Comissão Africano dos Direitos Humanos e dos Povos (CADHP). O grupo compreende 20 observadores de curta duração (OCP) do Parlamento Pan-Africano, a Comissão de Representante Permanente da União Africano, os órgãos de gestão eleitoral, organizações da sociedade civil, grupos de reflexão, meios de comunicação e instituições académicas. Os observadores estão distribuídos por todos círculos eleitorais onde vão monitorar e consultar as partes envolvidas no processo, incluindo o Governo, as autoridades eleitorais, partidos políticos e candidatos que concorrem para representar a sociedade civil no parlamento. Os meios de comunicação, que tem o dever de fornecer uma avaliação crítica da condução da eleição, também serão avaliados.

 

 

2 - A edição do Jornal A Semana que chega hoje às bancas antecipa o "Dia D" das eleições legislativas. Diz que as atenções dos cabo-verdianos e de vários países do mundo estão, neste momento, concentradas no domingo eleitoral de 20 de Março. Os 348.095 eleitores inscritos devem escolher, através do sufrágio universal, secreto e livre, os 72 deputados da Nação e, consequentemente, o novo Governo da República. Passados 25 anos da realização das primeiras eleições democráticas na história de Cabo Verde, espera-se que o processo venha a decorrer de forma transparente e num clima de paz, civismo e muito patriotismo.

 

3 - Quase um terço dos candidatos a deputado em Cabo Verde são mulheres. São do sexo feminino 173 dos 551 nomes da lista publicada por estes dias no BO, o que corresponde a uma em cada três candidatos a deputado nas eleições legislativas de 20 de Março próximo em Cabo Verde. O partido no poder é o que tem maior representação feminina nas suas listas.Constam da lista, publicada no Boletim Oficial (BO) de Cabo Verde nos últimos dias, 173 mulheres , representando 31 por cento do total de 551 candidatos a deputado, incluindo efectivos e suplentes. O Partido Africano para a Independência de Cabo Verde (PAICV) é o que tem maior representação feminina nas suas listas, ou seja, 59 mulheres o que corresponde a 34 por cento do total. O destaque é a líder do partido, Janira Hopffer Almada, a primeira mulher a liderar um Partido e também, a candidatar-se a primeira-ministra em Cabo Verde. Janira Almada é cabeça-de-lista do "PAICV" para Santiago-Sul, onde o partido tem mais mulheres (15), seguido de São Vicente (10) e Santiago-Norte (9). Segue-se o Movimento para a Democracia (MpD, maior partido da oposição), com 44 mulheres nas suas listas, representando 25 por cento do total. Santiago-Sul com 11 candidatos a deputados é o círculo eleitoral onde o MpD tem maior representação feminina, seguido de Santiago-Norte (8) e São Vicente (7).

 

Uma reportagem sobre o sector de água e saneamento revela que o Governo de Cabo Verde acaba de assinar um acordo com o Fundo Kuwait num montante de 16 milhões de dólares. A verba destina-se ao projecto de melhoria do sistema de distribuição de água ao domicilio e dos serviços de água residuais na Praia. Este acordo encerra os investimentos realizados ao longo desta legislatura, que atingem cerca de 4 milhões de contos. Com isso, o executivo acredita estar a contribuir para melhorar as condições de vida dos cidadãos e a protecção ambiental na capital cabo-verdiana.

 

O Serviço dos Bombeiros do Tarrafal de Santiago confirma que são nove os mortos do trágico acidente de viação ocorrido em Chão Bom, envolvendo um camião, uma viatura Hilux e um Hiace. A última vítima faleceu na tarde desta quarta-feira, 16, no Hospital Agostinho Neto, onde permanecem mais três acidentados, que continuam com um quadro clínico reservado.O acidente aconteceu por volta das 10 horas de quarta-feira na curva de Chão Bom. Um camião, que transportava um carregamento de blocos e que vinha da Praia, embateu num Hilux e depois num hiace. Entre os feridos graves está o condutor do camião, que tinha ficou encarcerado dentro do carro. A sua retirada do veículo só foi possível com a intervenção dos Bombeiros de Santa Catarina.

 

 

 

 

O Tribunal de São Domingos, Santiago, determinou prisão para um homem de 28 anos que assassinou um indivíduo com facadas em várias partes do corpo durante uma luta em Daca Balai. Os dois individuos agrediram-se mutuamente.Na noite desta segunda-feira, 14, durante uma briga, o visado atacou com uma faca a vítima, de nome Matcho, até a morte. Tino também ficou ferido por isso foi levado ao hospital onde recebeu tratamento médico. Foi detido logo de seguida. Presente a tribunal, saiu de lá directo para a cadeia. Ficou em prisão preventiva.

 

 

 

 

Um jovem de 21 anos foi alvejado esta terça-feira, 15, no bairro de Achada Eugénio Lima, Praia. A Polícia ainda não localizou os assassinos.O assassinato aconteceu por volta das 18 horas. A vítima, de nome Gi, foi atingido com mais de cinco tiros disparados por alguém que se encontrava dentro de uma viatura. A Polícia Judiciária, que investiga o caso, ainda não localizou os assassinos mas, acredita que se tratar de um crime encomendado.

 

Cabo Verde foi eleito o país mais seguro para viajar em 2016 pelo jornal "Berliner Zeitung". Esta notícia foi destaque neste jornal, o mais lido em Berlim, na Alemanha, no dia 10 de Março, que coincidiu também com o segundo dia do IBT- A Feira Internacional de Turismo de Berlim.Segundo a publicação, Cabo Verde lidera a lista de países mais seguros para se viajar em 2016, tendo em conta os problemas de insegurança ocorridos no Norte de África, designadamente em países como Egipto e Tunísia, que viram os seus turistas serem desviados para outros destinos. Além de Cabo Verde, integram esta lista a República Dominicana, em segundo lugar e Granada, em terceiro. Outros países como a Micronésia, Samoa, Tonga e Tuvalu ambos na região do Pacífico, Mongólia na Ásia, Panamá, na América Central, e Uruguai na América do Sul são também considerados seguros para quem quer viajar em 2016.

 

Cabo Verde registou esta semana o primeiro caso suspeito de microcefalia, com provável associação ao vírus zika. O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde em conferência de imprensa na capital.O MS revela que a criança foi identificada no quadro da vigilância estabelecida para as grávidas pelos serviços de saúde e o caso foi comunicado à Organização Mundial da Saúde, no quadro do Regulamento Internacional. Para a investigação sobre se este caso de microcefalia tem ou não ligação com a infecção pelo vírus zika, os serviços nacionais de Saúde vão seguir o protocolo previsto. Segundo o director nacional da Saúde, Tomás Valdez, a criança será seguida em consultas de pediatria e de neuropediatria, associando-se a outras especialidades para, de forma precoce, estimular o desenvolvimento de alguma capacidade e autonomia básica da criança. "Amostras biológicas colhidas" (tanto à mãe como à criança) vão ser enviadas "ao laboratório correspondente à rede de Centros Colaboradores da OMS para confirmação laboratorial da infecção", explicou. De referir que, durante a evolução da epidemia em Cabo Verde, foram registadas 165 grávidas com suspeitas de infecção pelo vírus zika. Até agora já foram reportados partos a 44 grávidas do grupo e nenhuma criança apresentou condição clínica compatível com microcefalia. Este caso acontece numa altura em que se constata uma evolução favorável na luta contra a doença aqui no país, segundo o Ministério da Saúde. Lembra ainda a nossa fonte que os casos notificados de vírus zika se concentraram sobretudo na ilha de Santiago e no município de São Filipe, no Fogo.

 

O Estado de Cabo Verde vai subsidiar financeiramente as rotas de baixa densidade de tráfego e, consequentemente, inviáveis em termos de rentabilidade das operações e analisar o funcionamento do mercado de transportes aéreos domésticos de passageiros.A Resolução explica que, não obstante estas rotas serem de baixa densidade de tráfego, são consideradas vitais para o desenvolvimento económico e social de Cabo Verde. Na sua adequação, devem ser tidos em conta o interesse público, a possibilidade de recorrer a outros meios de transporte e a capacidades destes para dar resposta às necessidades, mas também as tarifas aéreas e as condições que podem ser oferecidas aos utentes. Cabe à TACV prestar às entidades fiscalizadoras a informação necessária, adequada e requerida para a prossecução das suas funções de fiscalização. Esta resolução entrou em vigor esta sexta-feira.

 

Os agricultores das imediações da Barragem de Canto de Cagarra, em particular os das localidades de Chã e Pires da zona de Cruzinha do Vale da Garça da Ribeira Grande, Santo Antão, apostaram na moderniade para levar produtos frescos aos consumidores. Cenoura, repolho, tomate, mandioca, batata-doce e Comum são alguns dos produtos cultivados a montante e a jusante da barragem, numa revolução que já começou a levar fartura aos mercados da ilha.Após a execução das fases de preparação de terreno, instalação de sistema de rega gota-a-gota e sementeira, chegou-se a primeira colheita da cultura da Batata comum. O delegado do MDR na região Norte da ilha das Montanhas, Osvaldo Maurício, está satisfeito com o início da produção agrícola nessas localidades de Chã e Pires. Diz que as plantações irão respeitar os cuidados técnicos para evitar a erosão nos locais e mostrar que a barragem está pronta para contribuir para o melhoramento da agricultura e das condições alimentares em Santo Antão e em Cabo Verde em geral. Toda essa actividade enquadra-se no projecto Mudanças Climáticas, reflexo das políticas do Ministério de Desenvolvimento Rural (MDR) para o sector de agricultura. Segundo o responsável, essa "revolução agrícola está inserida nos três eixos fundamentais: mobilização de água, aumento da área irrigada e incremento do agro-negócio, que constituem o pilar da geração de riqueza no mundo rural cabo-verdiano". De referir que essas localidades já tinham 25 anos sem fazer qualquer cultura de regadio. Os agricultores vão colher, dentro em breve, cenoura e tomate nas respectivas parcelas, aproveitando a água de rega proveniente da Barragem de Canto de Cagarra, construída no Vale da Garça.

 

 

 

 

 

Internacional

 

 

A polícia espanhola capturou um veleiro carregado com 500 quilos de cocaína no Oceano Atlântico, nas águas próximas a Cabo Verde, tripulado por um cidadão espanhol e outro brasileiro, que foram imediatamente presos.O caso aconteceu a 6 de Março, mas só agora foi tornado público pela Agência de notícias espanhola Efe. O veleiro foi abordado por uma equipa de policiais espanhóis que estava numa embarcação da Agência Tributária, e agora está a ser rebocado com destino ao porto de Las Palmas de Gran Canária, onde deve chegar no final desta semana. Durante a operação contra o veleiro, seus dois tripulantes tentaram queimar a droga, o que provocou um pequeno incêndio que foi controlado a tempo. Um dos traficantes sofreu queimaduras e foi internado em um hospital das Canárias. Nenhum dos agentes ficou ferido durante a intervenção, e alguns tiveram somente intoxicação por inalação de fumaça e queimaduras leves.

O papa Francisco assinou esta terça-feira o decreto de canonização da Madre Teresa de Calcutá, figura conhecida em todo o mundo pelas obras de caridade na Índia, anunciou o Vaticano. A cerimónia de canonização vai realizar-se a 4 de setembro. A decisão foi tomada num consistório encarregado de examinar a causa da religiosa, que morreu em 1997 e foi beatificada em 2003.