Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
March12News
Print

March12News

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

Esatados Unidos

Hilary Clinton e Donald Trump permanecem na liderança nos respetivos partidos após as eleições primárias de terça-feira à noite nos Estados Unidos, em que quatro estados votaram para escolher o nomeado do partido republicano e dois para escolher o do partido democrata para a corrida à Casa Branca. Trump levou três estados: o Havai, o Michigan e o Mississípi, sendo superado pelo seu principal rival Ted Cruz no estado do Idaho.

 

 

A vitória de Bernie Sanders no Michigan está a dar que falar, por ser uma demonstração de que o candidato mais à esquerda do partido democrata é capaz de juntar apoio em estados com maior percentagem de negros, onde demonstrara ter muitas dificuldades em primárias anteriores. A vitória foi surpreendente por contrariar sondagens que mostravam Sanders a aparecer mais de 21 pontos percentuais abaixo de Hilary Clinton. O que resultado mostra é que a campanha de Bernie Sanders, a revolução do povo de que temos estado a falar, é forte em todas as partes do país, e francamente acreditamos que as nossas áreas mais fortes ainda não se manifestaram", disse Sanders num discurso de vitória proferido em Miami, no estado da Florida. Na terça-feira da próxima semana, dia quinze de março, votam estados como o Ohio, o Ilinóis e o Missouri, cujos perfis são parecidos com o do Michigan e poderão criar novas batalhas renhidas entre os dois candidatos à nomeação do partido democrata. Como sublinha o jornal The Guardian, Clinton ganhou por largas margens nos estados do Sul na superterça-feira, na semana passada, mas ainda não venceu por uma margem significativa em nenhum estado do Norte dos EUA.

 

Cinco pessoas morreram e três ficaram feridas num tiroteio ocorrido na quinta-feira em Wilkensburg, Pensilvânia, durante um "cookout". A policia afirmou que o ataque foi planeado e executado por dois homens e suspeita-se que esteja relacionado com drogas. Os atacantes fugiram sem deixar qualquer pista e as buscas continuam.

 

Uma criança de quatro anos deu um tiro à mãe, defensora do porte de armas. No dia anterior, a mulher, Jamie Gilt, tinha publicado no Facebook um post a gabar as capacidades de disparo do filho. O acidente ocorreu na Flórida quando a mãe estava a conduzir e a criança sentada no banco de trás. Aos quatro anos, o filho atingiu Jamie nas costas. Gilt ficou gravemente ferida e está hospitalizada. A investigação revelou que a arma pertencia à vítima. Jamie ainda não falou com as autoridades mas deverá ser questionada sobre como é que o filho teve acesso à espingarda: "A legislação do estado considera crime que uma pessoa guarde uma arma de fogo carregada de forma que possa ser alcançada por uma criança", pode ler-se na nota do departamento do xerife do condado de Putnam.

 

 

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

 

O debate entre a presidente do PAICV e o líder do MpD, promovido pela radiotelevisão de Cabo Verde para as legislativas de 20 de Março, foi o mais quente, esclarecedor e equilibrado, com a candidata tambarina a conseguir "safar-se" com mais ou menos facilidade nas questões, como a gestão da TACV e a elevada taxa de desemprego. Tanto Janira Hopffer Almada como Ulisses Correia e Silva estavam preparados, mostraram que conhecem e conseguem defender as suas plataformas eleitorais, mas fugiram às questões importantes: por exemplo, como vão compensar a perda de receitas resultante da redução e/ou eliminação de impostos às micro, pequenas e médias empresas, como propõem.

 

 

O debate seguiu o formato dos dois anteriores feitos em dupla. Janira Hopffer Almada e Ulisses Correia e Silva finalmente entenderam o significado da réplica e da tréplica. E souberam bem utilizar esta opção. Foi, aliás, nestas ocasiões que tentaram espicaçar-se mutuamente. Ambos voltaram as suas propostas de criação de empregos – 10 mil a 15 mil postos por ano para o PAICV e 45 mil para a legislatura para o MpD - por via de incentivos às empresas, diversificação da economia e redução da carga fiscal no turismo, agronegócio e pescas. Mas nem um nem outro soube explicar como vai compensar a perda de receitas.

 

O professor do Pólo Educativo n.º 1, na cidade do Porto Novo, Cipriano Solidade Gonçalves, mais conhecido por Fun, que foi agredido com uma pedrada na cabeça na passada quarta-feira, 2, faleceu no Hospital Baptista de Sousa (HBS), em São Vicente, para onde tinha sido levado em estado de coma. O funeral acontece esta sexta-feira, 11. O agressor, Sidney Bengaló, de 35 anos já está detido.