Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.internal_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 28

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.input_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 29

Deprecated: iconv_set_encoding(): Use of iconv.output_encoding is deprecated in /home/radionha/public_html/libraries/joomla/string/string.php on line 30
Feb26News
Print

Feb26News

Written by Adalberto Teixeira. Posted in Noticias

Estados Unidos

O magnata Donald Trump venceu na terça-feira as eleições primárias do Partido Republicano no estado do Nevada, com larga vantagem em relação aos rivais Marco Rubio e Ted Cruz, segundo projeções das televisões dos Estados Unidos. Trump consegue assim a sua terceira vitória consecutiva nos quatros processos eleitorais para a candidatura presidencial realizados até à data, depois de ter ganho as primárias em New Hampshire (09 de fevereiro) e Carolina do Sul (20 de fevereiro). "Dentro de pouco tempo vão estar orgulhosos do vosso Presidente e ainda mais orgulhosos do vosso país", disse Trump num comício para apoiantes, que responderam às palavras do magnata gritando o seu nome. Segundo a contagem oficial de 6% dos votos, Trump obteve 42,9%, seguido dos senadores Marco Rubio (25,2%) e Ted Cruz (20,4%), noticia a agência Efe. A grande distância ficaram os outros dois pré-candidatos pelo Partido Republicano - o neurocirurgião retirado Ben Carson (7,2%) e o governador do Ohio, John Kasich (4%).

 

 

 

Na quinta-feira, contudo, no debate dos republicanos em Houston, Ted Cruz e Marco Rubio uniram-se contra Donald Trump, que é o favorito para conseguir a nomeação e ser o candidato do Partido Republicano à Casa Branca e, portanto, tornou-se também o alvo a abater. O magnata foi acusado de hipocrisia e incoerência no tema da imigração pelos seus rivais nas primárias. "Se ele construir o muro [entre os Estados Unidos e o México] como construiu as Trump Towers, vai recorrer a clandestinos", disse o senador Marco Rubio, causando um debate aceso com o magnata do imobiliário. "Cale-se, cale-se", retorquiu Trump, acrescentando: "Eu contratei milhares de pessoas durante a minha vida, você nunca contratou ninguém". Em seguida, Rubio atacou a ideia de que Trump é um empresário bem-sucedido, referindo os seus falhanços e argumentando que sem a herança que recebeu do pai estaria "a vender relógios em Manhattan". "Aqui está um homem que herdou 200 milhões de dólares. Se ele não tivesse herdado 200 milhões, sabem onde estaria Donald Trump? A vender relógios em Manhattan".

 

 

 

 

Tês pessoas morreram e 14 ficaram feridas, algumas com gravidade, na quinta-feira, no estado norte-americano do Kansas, numa fábrica de corta-relvas, devido a disparos de um empregado da empresa, informou a polícia, num novo balanço. O número de mortos inclui o atirador. Segundo as informações anteriores, o atirador tinha matado ferido cerca de 20 pessoas.

 

 

 

 

Cabo Verde

 

 

 

O desempenho económico de Cabo Verde volta a ser avaliado pela agência de rating norte-americana Fitch. A instituição prevê que a dívida pública deve chegar ainda este ano aos 120% do PIB (Produto Interno Bruto), valor anteriormente projectado para 2017.Neste relatório sobre a economia cabo-verdiana, esta agência internacional mantém o rating do país no nível B, mas com perspectiva de estabilidade da dívida pública no biénio 2015-2017. Esta previsão é, segundo a Fitch, "baseada na assunção do declínio dos défices orçamentais e na previsão de um crescimento económico moderado". Segundo a Fitch, a elevada dívida pública do país representa a principal fraqueza no acesso ao crédito, uma vez que se registou um rápido crescimento. Passou de 57% do PIB, em 2008, para 120%, em 2016. Ou seja "mais do dobro da media que caracteriza a categoria B e que é de 51% do PIB". Este facto reflecte-se no programa de investimento público para melhorar as infra-estruturas e as receitas fiscais moderados relacionados com o fraco crescimento. Para esta agência americana, a sustentabilidade da dívida é um tema sensível, uma vez que "76% da dívida é em moeda estrangeira, sendo que os riscos são mitigados tendo em conta os baixos custos dos valores em créditos e dos prazos de maturidade serem longos".

 

 

O relatório da Rede Internacional para os Direitos das Crianças (RIDC) coloca Cabo Verde no segundo lugar no ranking dos países africanos onde as crianças têm mais acesso à justiça e no 68º lugar a nível mundial numa lista de 197 países. Num estudo divulgado pela "RIDC", Cabo Verde ocupa o segundo lugar no ranking dos países africanos onde as crianças têm mais acesso à justiça.

 

 

 

 

Japão faz a entrega formal à Cabo Verde esta quinta-feira (24), de 3.143 toneladas de arroz, no quadro do Acordo de Assistência Alimentar assinado em Fevereiro de 2015 entre os governos dos dois países. O donativo, no valor de 230 milhões de ienes – cerca de 190 milhões de escudos –, tem por objectivo melhorar a segurança alimentar dos cabo-verdianos.O acto de entrega será presidido pelo Conselheiro da Embaixada do Japão, Shigeru Kondo, e testemunhado pelo Director Nacional dos Assuntos Políticos, Manuel Cardoso, e por Djamila Reis, presidente do Conselho de Administração da ARFA - Agência de Regulação dos Produtos Farmacêuticos e Alimentares, entidade responsável pela gestão da assistência alimentar. Em nota, o Ministério das Relações Exteriores diz que esta ajuda, pela sua modalidade, tem repercussão positiva em Cabo Verde a vários níveis, entre os quais, a segurança alimentar, o apoio à balança de pagamentos, a criação de emprego e o desenvolvimento, através dos fundos de contrapartida que financiam projectos no sector agrícola. Aponta como exemplo a diversificação de culturas, a reabilitação de infraestruturas rurais, a massificação de sistemas de irrigação, a introdução de técnicas de hidroponia e aeroponia, a modernização e o aumento da produção agrícola e o apoio às novas tecnologias de produção agrícola. Tudo isso, diz, em prol das camadas desfavorecidas, contribuindo desta forma para a redução da pobreza no meio rural.

 

 

 

Seis criminosos encapuzados e armados invadiram na madrugada de segunda-feira (22), a casa de uma família em Chão Bom, Tarrafal, Santiago. Amordaçaram 12 pessoas e levaram uma grande quantidade de objectos em ouro e dinheiro. A Polícia Nacional investiga o caso.Entre as pessoas amordaçadas com lençóis, estavam nove crianças, de acordo com fontes da Polícia Nacional

 

 

 

O Tribunal do Tarrafal, Santiago, condenou três dos autores do roubo de oito mil contos ocorrido em Chão Bom, em Agosto de 2014. Um quarto suspeito está foragido. Fuduco, o principal arguido, teve a pena maior - 11 anos de prisão - por roubo com violência sobre pessoa e coisas e furto simples. O colega Ady apanhou 10 anos de cadeia pelo primeiro crime. Ambos devem ainda pagar 10 mil contos de indemnização – cinco mil cada um - à vítima. O terceiro elemento, Roque, viu a sua pena de cinco anos suspensa por um período de quatro, por receptação, posse ilegal de arma de fogo e de padjinha. Entretanto, continua a faltar um quarto elemento, de nome Emanuel que, ao que consta, fugiu para a Guiné-Bissau, terra natal dos pais, com cinco mil contos do valor roubado. Duas viaturas – uma Dyna e uma Hilux, que teriam sido compradas com parte do dinheiro – foram entregues à vítima, conforme o veredicto.

 

 

 

O Tribunal da Praia condenou a 25 anos de prisão Mário Fernandes, que matou com laivos de crueldade a filha de 15 anos, Jussara Fernandes, à facadas. O crime aconteceu em Maio de 2015, na lixeira municipal, Palmarejo Grande, Praia. Mário foi condenado por homicídio agravado, agressão sexual de forma continuada e posse ilegal de arma branca (faca). O defensor oficioso do condenado fez saber ao asemanaonline que não vai recorrer da sentença.

 

 

 

Devido à sobrelotação da cadeia civil "Betânia" de São Filipe foram transferidos esta semana 15 reclusos para a Cadeia Central de São Martinho, na ilha de Santiago, soube o asemanaonline. Foi a primeira operação do género a acontecer este ano. Apesar desse "esvaziamento" a unidade prisional continua superlotada.Os reclusos transferidos são os condenados com pena de prisão superior a dois anos. Neste lote foram incluídas duas reclusas, tendo em conta que há alguns anos que a ala feminina da cadeia Betânia foi desactivada. A transferência dos reclusos é uma medida que, além de cumprir o estabelecido na lei – pela qual as cadeias regionais só podem acolher reclusos com pena máxima até dois anos de prisão –, serve para descongestionar aquela unidade prisional. O número de reclusos em "Betânia" tem aumentado de forma significativa nos últimos tempos, razão por que o estabelecimento sempre funciona acima da sua capacidade. A maioria dos reclusos na Cadeia "Betânia" cumpre pena inferior a dois anos ou aguarda julgamento por crimes relacionados com tráfico de drogas. A seguir ao tráfico de estupefacientes, aparecem os crimes relacionados com furto e violação sexual, contra propriedade e pessoas, e homicídios.

 

 

 

Um grupo de cinco estudantes universitários franceses, acompanhados de um docente, encontra-se na ilha do Fogo a trabalhar com crianças e mulheres de Chã das Caldeiras na identificação de pequenos projectos a serem implementados.O grupo, que já mobilizou cerca de cinco mil euros, pouco mais de 500 contos, pretendem juntamente com as mulheres de Chã identificar pequenas iniciativas familiares que poderão ser executadas e dando-lhes algum rendimento. O grupo está a trabalhar em concertação com a Coordenação do Parque Natural do Fogo e visitou, esta semana às escolas de Achada Furna e Monte Grande, onde trabalhou com as crianças, através de jogos didácticos, a questão relacionada com o reconhecimento de riscos, assim como mudanças das áreas protegidas

 

 

 

O antigo mercado de peixe de São Filipe, Fogo, construído há mais de seis décadas, vai finalmente receber obras de reabilitação. Isto, após várias reivindicações da população da cidade dos sobrados e da ilha do Fogo.A falta de equipamentos e a sua localização são as causas indicadas pelas peixeiras e pelos pescadores, ao longo dos últimos anos, para não utilizarem o espaço. Entretanto, apesar de se ter construído um novo mercado na cidade, as vendedeiras continuam a vender peixes em plena via pública, sem as mínimas higiene e de segurança. O projecto para reabilitar esta infraestrutura económica está orçado em cerca de quatro mil contos. O financiamento está garantido pela Embaixada dos Estados Unidos da América, sendo que metade do financiamento orçamentada se destina à aquisição de equipamentos.

 

 

 

 

O Centro de Inspecção e Conservação de Produtos Agrícolas de Santo Antão (centro de expurgo), situado na cidade do Porto Novo, movimentou nos primeiros três anos de actividade cerca de 345 toneladas de produtos agrícolas que saíram da ilha com destino às ilhas do Sal e Boavista.Segundo os dados disponibilizados pela delegação do Ministério do Desenvolvimento Rural no Porto Novo, a ilha do Sal continua a liderar a procura dos produtos agrícolas da ilha das Montanhas. Mas os hotéis da ilha das dunas destacam-se como os maiores consumidores. Apesar de muita procura que se regista, os agricultores de Santo Antão reclamam ainda da deficiente ligação marítima entre esta ilha e as duas ilhas turísticas. Só a falta de transporte se levanta agora como o maior obstáculo para a procura dos produtos agrícolas, o que contribui para quebrar o ritmo do negócio. Inhame, batata-doce, banana e abóbora são os produtos mais procurados pelos clientes.

 

 

A TAP anunciou esta semna que vai lançar dois novos voos diretos diários para as cidades de Nova Iorque e Boston, que começam a operar em 11 de junho (Boston) e 1 de julho (Nova Iorque). O anúncio foi feito numa conferência de imprensa no terminal 5 do Aeroporto Internacional John F. Kennedy por David Neeleman, novo acionista da companhia aérea. "Este é um grande dia para a TAP, um grande dia para a Portugal, e um grande dia para a sua economia. É um grande dia para todos nós", disse Neeleman. Com tarifas de lançamento a partir de 800 euros, os voos já estão à venda. Estas novas rotas juntam-se aos destinos de Miami e Newark, que passarão a ter ligações diárias com Lisboa já este verão, e à ligação entre Porto e Newark que acontece duas vezes por semana. A TAP aumenta assim a sua oferta para 30 voos semanais entre Portugal e os EUA.

 

A empresa afirmou ainda que pretende promover Portugal como destino turístico, através de campanhas promocionais e um programa de incentivos que encoraja os norte-americanos a escolher Lisboa como escala preferencial nos seus voos de e para a Europa. Qualquer norte-americano terá hipótese de fazer uma paragem de até três noites em Lisboa, sem qualquer custo, na sua viagem para outro destino europeu servido pela TAP.

 

Na campanha que estará disponível em breve, a companhia promove o país com frases como "Portugal, Europe's first gateway" (Portugal, a primeira porta de entrada da Europa) e "Portugal Stopover - discover Lisbon on the way (Portugal stopover - descobre Lisboa no caminho). O presidente executivo da companhia, Fernando Pinto, não esteve presente na conferência de imprensa por estar numa reunião com a Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC), que na sexta feira afirmou existirem "fundados indícios de desconformidade" das regras europeias na venda de 61% da TAP à Gateway, o que justifica as medidas destinadas a impedir decisões de gestão extraordinária. As duas novas linhas serão operadas com os novos aviões Airbus A330 que serão entregues à companhia aérea portuguesa em junho, aumentando a sua frota de longo curso para 20 aeronaves. Este investimento junta-se à encomenda de 53 novos aviões Airbus e aos 60 milhões de euros investidos na modernização dos interiores da atual frota.

 

 

 

 

 

 

 

Casos de curiosidade

 

 

 

1. Virginia McLarin tem 106 anos mas nunca pensou viver tanto ao ponto de ver um presidente norte-americano negro. Por isso, quando conheceu Barack Obama, este domingo, na Casa Branca, não escondeu a felicidade. Ninguém diria, pela energia demonstrada, que tem 106 anos. Mexe-se bem, anda depressa e fala com vigor. Está cheia de vitalidade. Quando Barack Obama lhe pergunta se quer conhecer Michelle, a primeira-dama, Virginia dá a resposta esperada e até começa a dançar. "Quero ser como a senhora quando crescer", diz-lhe Michelle Obama.

 

2. Choro de bebé, portas a abrirem sozinhas e banheiras cheias de água são alguns dos episódios difíceis de explicar.

 

 

Na segunda-feira, os Cleveland Cavaliers derrotaram os Thunder em Oklahoma, por 115-92, mas o destaque desse encontro foi mesmo para a péssima atuação da estrela Kylie Irving, que só esteve nove minutos em campo. As explicações do próprio para a sua exibição surgiram algumas horas depois: "A culpa foi do estranho hotel onde ficámos." O jogador dos Cleveland Cavaliers alega que só conseguiu dormir "três horas", isto depois de encontrar "cinco gigantes percevejos" na sua cama às três da manhã. "Acordei e estava cheio de feridas", salientou.

 

O hotel em causa é o Skirvin, da conceituada cadeia Hilton. E, diga--se, esta unidade está repleta de história, sobretudo com jogadores da NBA, que reconheceram ter vivido estranhos acontecimentos durante a sua estada em Oklahoma. Desde portas que se abrem sozinhas a armários que se fecham durante a noite, choro de bebés, ou mesmo banheiras que se enchem sem que ninguém abra as torneiras, muitas coisas foram relatadas por alguns dos craques da NBA ao longo dos últimos anos. Um dos jogadores que passaram por uma situação estranha foi Tim Duncan, uma das estrelas da competição e dos San Antonio Spurs. "Ouvi um bebé no quarto ao lado. Sem dúvida que havia algo ou alguém lá dentro. Não estranhei porque pensei que o quarto estava ocupado, por alguém que não um jogador. No entanto, no dia seguinte quando contei que havia muito barulho nesse quarto disseram-me que o mesmo esteve sempre vazio. É de dar em doido, mas tenho a certeza de que estava ali um bebé", salientou Tim Duncan.

 

As lendas deste hotel reportam à sua fundação, nomeadamente quando o viúvo Skirvin, primeiro dono da unidade, teve uma relação com uma empregada e engravidou-a. Quando esta teve a criança, o homem terá fechado mãe e filho à chave num dos quartos. A mulher acabou por enlouquecer e saltou pela varanda com o filho nos braços. Desde então, o "fantasma" de Effie (nome da empregada) tem "aparecido" a alguns hóspedes. Numa das vezes a Eddy Curry, um ex-basquetebolista. "Algo se passa naquele hotel. Dizem que essa situação se passou no décimo andar e eu era o único jogador que estava nesse piso, em 2010. Eu vi o fantasma. E por isso acabei por dormir no quarto de Nate Robinson. Volto a dizer, ali há fantasmas. Claro que acredito que está embruxado, aquilo dá medo", referiu o antigo jogador.

 

Jeff Ayres, atleta dos Los Angeles Clippers, foi outro que teve um encontro a lembrar o filme de terror Poltergeist. "Fui buscar a chave à receção e quando estava a chegar ao quarto comecei a ouvir vozes lá dentro e a chave não funcionava. Parecia um bebé a fazer barulho. Voltei à receção e ligaram para o quarto e ninguém atendeu, mas estou seguro ao dizer que alguém estava lá. Acabei por ficar noutro quarto", afirmou o jogador. Mais recentemente foi a vez de Lou Williams, jogador dos Chicago Bulls, se ter recusado a ficar hospedado no referido hotel, quando a sua equipa tinha já a estada marcada. As histórias do fantasma de Effie levaram-no a hospedar-se noutro estabelecimento, por livre iniciativa, em dezembro último, mas desde essa noite também a formação de Chicago tornou público que não mais requisitará os serviços daquela unidade hoteleira. A direção do Hotel Skirkin assegura que tudo não passa de mal--entendidos, ainda que admita culpa neste último caso que envolveu Kyrie Irving. "Infelizmente um hóspede infetou o quarto com percevejos e quando nos apercebemos da situação ativámos um protocolo de segurança, inspecionando também outros quartos. Este foi um caso isolado e ficou tratado", disseram.